Agora era o tempo de El-Rei D. Luís. Deste longo e detalhado "Relatório do Serviço de Saúde Pública da Província de Cabo Verde", escolhemos apenas a parte alusiva a São Vicente e ao Mindelo. E eis que surge o sarampo, essa malvada doença, pela primeira vez na nossa ilha. Pintinhas vermelhas... fora as maleitas "sociais" próprias do Porto Grande... hum!...
E, ... no ano seguinte era inaugurada o cemitério de São Vicente o 1888
ResponderEliminarExactamente, Zeca, o nosso dezóte-dôs-ôte, o cemitério de África com mais mortos ilustres por metro quadrado, desde Nhô Balta a Cize, passando pelo Bana, Frank Cavaquim e tanta outra gente ilustre que é o orgulho de Soncente e de Cabo Verde.
ResponderEliminarBraça funerária,
Djack
Deve haver engano relativamente à data do relatório de 1887, porque nessa data o Dr Sócrates da Costa ainda não era nascido, a não ser que seja outro Sócrates da Costa que não o que me tratou em 1944 de uma febre tifoide, colega do meu pai.
ResponderEliminarCreio que este relatório se refere a Aleixo Justiniano Sócrates da Costa e creio que o Dr. Arsénio se refere a outro Sócrates da Costa, seu descendente, nascido já no séc. XX, que eu também conheci.
ResponderEliminarRelativamente à data, não existe qualquer engano, como se pode ver pelo documento. Quanto ao nome do médico, já não sei... Mas que o relatório é exaustivo, é. Refere-se a todas as ilhas, embora eu só tenha colocado a parte alusiva a São Vicente.
ResponderEliminarBraça com estetoscópio,
Djack