segunda-feira, 16 de março de 2020

[4523] Ainda os navios brasileiros afundados no Porto Grande durante a I Guerra Mundial. Um testemunho



A história dos cargueiros “Guahyba” e “Acary” afundados no Porto Grande por um submersível alemão durante a Grande Guerra já foi abundantemente tratada em posts deste blogue, pelo que nos dispensamos de a repetir. Mas como a investigação aqui nunca para, demos com o postal ilustrado de uma senhora que chegou a São Vicente enviado para um amigo em Alpedrinha, no endereço grafado como “Antonio Ozório” - que decerto é António Osório de Sá que tem Museu da Música com o seu nome (inaug. Maio 2014) naquela interessante localidade da Beira Baixa, Portugal. 

Aqui fica a nota, com transcrição e apenas com umas linhas de reprodução, por causa dos copianços indevidos e sem identificação de onde foram feitos… 

Uma memória de tempos difíceis, tanto ou mais que os de agora. E um testemunho de quem viu, mesmo, os destroços dos dois navios.

18/11/917
Sr. Osório,
Cá sigo o meu destino. Até à Madeira, bastante enjoada; até aqui, menos mal. Parece que estamos livres dos submarinos. Cá estão dois navios brasileiros que há dias foram bombardeados pelos boches. Estão encalhados.

2 comentários:

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.