domingo, 22 de março de 2020

[4533] 22.3.2020, dia 4 do cerco, dia da ilha do Maio

Embora não tão pobre como o do Fogo, o nosso acervo em postais do Maio também é escasso. Escolhemos para hoje esta vista aérea da vila do Maio. Ao centro, a igreja de Nossa Senhora da Luz (como em São Vicente), numa localidade esquadriada, regular e com espaço para se desenvolver - o que já aconteceu, pois este é um postal com uns anitos. Não conhecemos o verso.


7 comentários:

  1. Esta foto deve ter mais de 50 anos. Não sei. Nunca vi uma paisagem maiense embora tenha tido um "primo", muito simpàtico, na familia.
    Espero que tenha mudado sobremaneira.
    Também Mindelo teve um maiense conhecidissimo: Nhô Pudjim de Rua de Côco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nhô Pudjim, dzide massong...

      Braça com avental, esquadro e compasso.
      Djack

      Eliminar
  2. Acreditem que é a primeira vez que vejo a Vila do Maio sob esta perspectiva. Dá para ver a pequenez do lugar, a sua pobreza e o abandono a que esteve votado ao longo dos tempos. Mas o que mais impressiona é o fundo marcadamente acastanhado da urbe.
    Penso que esta vila fica distante do cais. Em 2003, fiz uma viagem marítima de S. Vicente para Santiago e antes do destino final o navio acostou em Maio (mesmo cais acostável). Como era "plumanhanzinha", ainda pensei que seria interessante ir à Vila comer uma cachupa guisada com ovo estrelado. A paragem permitia-me tempo suficiente para o fazer, mas agora não me recordo se havia algum táxi no cais, pois que a vila ficava a poucos quilómetros. Creio que não havia táxi, penso que havia, sim, uma carrinha. Acabei por desistir da ida à vila, ma fiz mal porque provavelmente não voltarei a ter outra oportunidade.
    O que pergunto é por que a Vila não nasceu junto ao mar.

    ResponderEliminar
  3. Venho novamente comentar porque, espicaçado pela curiosidade, fui ao ao Google Earth confirmar ou rectificar a minha impressão. De facto, a Vila fica praticamente a pouca distância do cais (Porto Inglês). Mas para ir a pé não dava tempo suficiente para ir comer descansado aquela cachupa guisada com ovo estrelado.
    Aproveitei a visão proporcionada pelo Google Earth para "visitar" a ilha. A Vila deve ter crescido muito mais do que se vê no postal. Até tem uma escola secundária. Chama-se Horace Silver. Tudo o resto que se vê pela ilha fora é quase deserto puro com alguns oásis. E muita areia e praia. A mim me seduzem estes lugares áridos porque parecem limpos e puros. É possível que o turismo venha a alavancar desenvolvimento na ilha.

    ResponderEliminar
  4. Djack, acabei de rectificar. É o que dá não ter ido tomar aquele pequeno almoço. Fiquei na amurada do navio a ver descarregar para o cais o que se destinava à ilha.

    ResponderEliminar
  5. Poxa a ilha do Maio parecia Marte com algusn casebres. Hoj está tudo mudado, com algum turismo como alguns dizem. Mas não conheço

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.