quarta-feira, 29 de abril de 2020

[4582] Três fantásticas imagens-símbolo de resistência cabo-verdiana

O amigo Zeca Soares, que palmilha São Vicente de lés a lés nas suas horas vagas, mandou-nos estas fascinantes e sobretudo inusitadas imagens que nos deixaram de boca aberta. Mostramo-las aos amigos cabo-verdianos, como símbolo da resistência dos são-vicentinos e dos cabo-verdianos em geral, a quem nem secas, nem malditos covides jamais farão desaparecer do mapa. Segue também o texto que ele nos remeteu.

Há mais de meia dúzia de anos visitei este lugar lá pelos lados do Madeiral em São Vicente e registei estas imagens de uma amendoeira que me chamou atenção pela sua capacidade de sobrevivência.

Certo é que ainda deve por lá estar dado forma como tem resistido todo estes anos, 100 talvez, agarrando suas raízes às pedras rochosas na encosta quando lhe falta terra solta, de tal maneira que é quase impossível distinguir, na zona da raiz, a árvore da rocha. É claro que, não lhe tem faltado calor do sol e humidade mesmo em anos de seca prolongada.
É a Natureza no seu maior.




5 comentários:

  1. Escusado. Não conseguimos destruir a Natureza

    ResponderEliminar
  2. Fantástico! Esta maravilha da natureza é representativa da capacidade de resistência dos seres vivos. Fabuloso!

    ResponderEliminar
  3. Incrível! Eu estive neste local quando tinha 15 anos, comi amêndoas e bebi água da nascente. Volvidos tantos anos, ainda a planta simboliza o protótipo criolo da resiliência!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela participação, caro Mário Augusto. Apareça mais vezes.

    Braça,
    Djack

    ResponderEliminar
  5. Extraordinário é este exemplo de resistência. A natureza espanta-nos com os seus caprichos.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.