quinta-feira, 21 de maio de 2020

[4586] Os vários rostos de um livro ou mais três edições de "O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo"

Chegaram nos últimos dias à Biblioteca Cabo-Verdiana do Praia de Bote mais três edições de “O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo” de Germano Almeida, o que perfaz seis neste momento (todas portuguesas), estando para chegar em breve mais duas.

A mais antiga das citadas é de Julho de 1999, da ed. Círculo de Leitores. Na capa, cartonada, apresenta um fotograma do filme homónimo (1997), de Francisco Manso.


A segunda é de Junho de 2018 e já ostenta a indicação “Prémio Camões” com que Germano Almeida foi contemplado nesse ano. Esta 6.ª edição da Caminho/Leya, tem capa de Rui Garrido. A editora resolveu colocar a palavra "Senhor" por extenso, ao invés da grafada na 1.ª edição, "Sr.", em abreviatura.


A mais "moderna" que chegou à BCVPB, muito cuidada (cartonada), é de Setembro de 2018 (obviamente aproveitando o rescaldo do Prémio Camões de Germano Almeida) e insere-se na Colecção Essencial dos Livros RTP, ed. Leya. Tem também capa de Rui Garrido (muito original, elaborada apenas a partir de fontes tipográficas) e prefácio de Ana Paula Tavares (2 pp.). Refere a absurda indicação de ser a 1.ª edição. (Já tínhamos falado desta edição aqui no Pd'P mas agora juntámos-lhe mais algumas notas).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.