Cabe dizer, em anexo a esta notícia de início de 1960, que pelo menos entre 1962 e finais de 1965 ainda não havia professor de ginástica efectivo (isto é, da especialidade), pois a educação física estava entregue a capitães do Exército de passagem pela ilha, em comissão de serviço. Não era uma instrução má de todo mas ainda não era a indicada, pois fornecê-la naquela área a militares não é o mesmo que dá-la a crianças, adolescentes e jovens.
Verdade, nos anos 70 uma boa parte dos professores de ginástica eram militares de passagem, 1 a 2 anos.
ResponderEliminar... interessante é que em anos anteriores (décadas de 50 e 60) e mesmo antes, houve professores de Ginástica/Educação Física no Liceu de Gil Eanes e na Escola Técnica de Mindelo que afamados ficaram por terem criado um gosto especial e de culto por parte dos jovens estudantes de Mindelo de então, pela práctica da ginástica...assim rezam as memórias daquela cidade que foi no antanho, de estudantes de todas as ilhas.
ResponderEliminar...continuando: o Armindo até me recordou da célebre"Sétima Classe" de Ginástica do professor Daniel Leite.
ResponderEliminar