sábado, 13 de fevereiro de 2021

[4755] 10 dias, apenas com temas mindelenses, comemorando 10 anos do Pd'B - (6/10) Ginástica sem prof. no Gil Eanes em Fevereiro de 1960

Cabe dizer, em anexo a esta notícia de início de 1960, que pelo menos entre 1962 e finais de 1965 ainda não havia professor de ginástica efectivo (isto é, da especialidade), pois a educação física estava entregue a capitães do Exército de passagem pela ilha, em comissão de serviço. Não era uma instrução má de todo mas ainda não era a indicada, pois fornecê-la naquela área a militares não é o mesmo que dá-la a crianças, adolescentes e jovens.

3 comentários:

  1. Verdade, nos anos 70 uma boa parte dos professores de ginástica eram militares de passagem, 1 a 2 anos.

    ResponderEliminar
  2. ... interessante é que em anos anteriores (décadas de 50 e 60) e mesmo antes, houve professores de Ginástica/Educação Física no Liceu de Gil Eanes e na Escola Técnica de Mindelo que afamados ficaram por terem criado um gosto especial e de culto por parte dos jovens estudantes de Mindelo de então, pela práctica da ginástica...assim rezam as memórias daquela cidade que foi no antanho, de estudantes de todas as ilhas.

    ResponderEliminar
  3. ...continuando: o Armindo até me recordou da célebre"Sétima Classe" de Ginástica do professor Daniel Leite.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.