sexta-feira, 14 de maio de 2021

[4895] Quando Cabo Verde foi uma colónia francesa

A história do descobrimento de Cabo Verde, sempre foi muito mal contada. Soube-se agora (através do investigador Artur Mendes que nos enviou esta pérola) que afinal as ilhas verdianas foram primeiramente avistadas pelo navegador de Bordéus Pierre Gaspard Dupont em 1387 - o qual as colonizou em nome do rei de França. A tal data de 1460 foi afinal a da conquista das mesmas pelos portugueses, comandados em simultâneo por Diogo Afonso, Diogo Gomes, Cadamosto e António da Noli que na realidade eram irmãos, filhos ilegítimos de D. João I e de uma natural de Bubista (nascida em Sal-Rei, pois claro) que trabalhava no paço, primeira emigrante conhecida a sair das ilhas. Toda esta investigação sairá em breve em livro, pela editora "Catchupa Quent" mas como Pd'B é sempre o primeiro a apresentar as últimas, aqui vai um documento que fala dos tempos em que Cabo Verde pertencia ao país das baguettes e do fromage. Saiu no "Kinsley Graphic", de 10 de Junho de 1898. Leiam e aprendam. O texto deve ter sido escrito por um dos tais "poucos falantes de inglês" que ainda pensavam que estavam em Cap Vert... e não em Cabo Verde, cheios de inveja por não estarem em Cape Verde, com a "Union Jack" a tremular nos mastros.

2 comentários:

  1. Intrigado com esta s'tória da soberania francesa...
    Pedia ao meu renomado colega francês Hercule Poirot, um comentário sobre esta aberrante s'toria da História...
    " Mon cher ami Arthur... " De la histoire du C.V. je ne connais que vaguement: -- À Mindelo ( San Vicent) un petit quartier appelé Fonte Francês... qu'au début de la ciecle dernier appartenait à un compatriot : Monsieur Mariaon Cien".." Jái quelques notes sur notre Roi Luis XI, sur les tortues du Cape Verde... En attend de moi...
    Um cãlin confiné
    Ton ami
    "Piorot


    Obs : Agradeço reconhecido ao emérito Reitor da Universidade da Praia de Bote o ter-me promovido a "Investigador" .

    ResponderEliminar
  2. Achega para a história da emigração Cabo-verdiana:
    ..." O primeiro Black bem documentado em Oregon é Markus Lopius (Marcos Lopes), tripulante do navio Lady Washington, capitaneado por Robert Gray em 1788. Ele foi adicionado à tripulação quando o navio passou nas Ilhas de Cabo Verde, no Atlantico, ao largo da costa d'África. Lopius, descrito como jovem negro foi contratado como "servo" de Grey, mas também desempenhava os mesmos trabalhos e deveres dos outros membros da tripulação. Na baía de Tilmook, na actual costa de Oregon, Lopius estava em terra cortando grama para o estoque do navio quando um nativo local fugiu com o seu cotelo. Lopius pegou o ladrão, no qual outros indios o atacaram com facas e lanças. Ele finalmente foi derrubado por uma revoada de flechas enquanto tentava alcançar os seus companheiros de tripulação..."

    Biblioteca do Senado EUA -

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.