terça-feira, 31 de agosto de 2021

[5282] Foto antiga do Mindelo, talvez anos 40


6 comentários:

  1. Com início das fundações para construção da praceta Doutor Regala, muito espaço ainda aberto na zona do Lombo sem casas.
    Pelo desgaste ainda visível dos destroços do Guyada, "navio Brasileiro afundado dentro do Porta Grande por um submarino Alemão". A foto deve ser do início dos anos 50

    ResponderEliminar
  2. Zeca, penso antes princípios dos anos quarenta pois era quando os U-Boat entravam e saiam no Porto Grande. Cinquenta jà não havia Guerra. Felizmente.

    ResponderEliminar
  3. Permite-me, Zeca, que eu discorde quanto ao ano da fotografia. O afundamento do Acary e do Guahyba pelo submarino alemão foi na I Guerra Mundial, em 1917, portanto muito antes dos anos 40. Por outro lado, estou a situar esta foto em data muito anterior, talvez nos anos 20 ou 30, já que olho para a rua da Fonte do Doutor e não está lá, logo no seu início, uma moradia que eu sempre vi no lugar quando eu tinha 6 anos (1950), sendo que ela não era de construção recente. E não há vestígios da Praça Estrela, que foi construída, penso eu, em finais da década de 30.

    ResponderEliminar
  4. Tens razão Caro Adriano.
    De facto estava com dúvida se a data do afundamento era na primeira ou segunda guerra ao qual orientava a minha analise mas com algumas reservas.
    Pode-se ver que a longa rampa de acesso ao Hospital ainda estava no início, o edifício de Câmara Municipal parece ainda não estar terminado, falta ainda muita calçada por fazer. Devia-se estar no fim do Carvão e início do Petróleo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da discussão nasce a luz, lá diz o ditado e quando a "discussão" é entre o Zeca e o Adri, então a luz ainda é maior.

      Um braça pertóde para ambos,
      Djack

      Eliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.