segunda-feira, 20 de setembro de 2021

[5394] Grandes instrumentistas de Cabo Verde: o sax de Totinho, em "Fidjo Maguado" (2014)

4 comentários:

  1. Não sou grande conhecedor de música, mas arrisco dizer que temos aqui jazz flutuando sobre a dolência da morna. E o resultado é eu sentir esta música como aquela suave brisa que nalgumas tardes mindelenses me acariciava o rosto. Uma brisa que vinha com salpicos de salsugem e às vezes cheirando ao breu com que nas docas calafetavam os veleiros arrastados.
    Não conhecia o Totinho, que julgo ser de Santiago. Parabéns,Totinho!

    ResponderEliminar
  2. Essa melodia que, de facto, tem tudo para ser executada no estilo de jazz, era das preferidas de cantor/compositor Lela de Maninha, antes de embarcar e nunca mais voltar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre ouvi falar de Lela de Maninha mas nunca o conheci. Onde é que ele morreu?
      É impressionante a quantidade de músicos que as nossas ilhas produziram e continuam a produzir, sobretudo a nossa. Penso que está por estudar convenientemente este fenómeno antropo-sociológico. Sim, já se escreveu sobre a música mas nunca sobre a natureza do húmus que fertiliza as ilhas áridas para que produzam gente que ama a música e dela fazem uma arte que projecta o nome de cabo Verde no espaço mundial. É como se os deuses se tivessem condoído dos que foram deserdado pela natureza e concederam-lhes o dom de chegar ao Olimpo.

      Eliminar
    2. Não posso ser preciso mas parece-me que "foi para o sul" (Angola? S.Tomé?) onde faleceu.
      Lela era do sul de Mindelo, lugar onde saia a maior parte dos músicos e futebolistas.

      Eliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.