Esta é uma oferta para o Adriano Lima (já publicada no post 4035, mas nunca é demasiado recordar a figura de que aqui de novo falamos), tal como eu explicando de Ti Fefa, Alfredo da Silva Brito (não confundir com Ti Fefa carpinteiro-marceneiro-músico) - eu em 1962/63, o Adriano algo antes. Ti Fefa foi uma figura de grande prestígio na área da educação mindelense e dele já falámos aqui por várias vezes com grande respeito e admiração. Home de Bubista, dele recebi utilíssimos ensinamentos de Português e Matemática (e oportunas varadas disciplinadoras com as varinhas que trazia da terra natal) no pátio do Sindicato dos Marítimos, em finais de tarde, terminadas as ocupações profissionais que o mestre ali desempenhava. Verifiquei entretanto que antes exerceu o mester explicativo na Rua do Sol, no Lombo - rua onde o Djack fez a sua quarta classe com D. Mariazinha Brito, santantonense, não menos competente (há poucos anos falecida) numa escolinha de fim de rua, à beira da vasta esplanada de terra batida que de um lado terminava no muro direito da avenida do Hospital (quando para ele se ia). Oh que sôdade!...
Ora, ora, não sabia que o nome da escola do professor Alfredo Brito era publicitado na imprensa. Creio que é um espaço da imprensa local.
ResponderEliminarDjack, sobre o Ti Fefa, tenho tudo dito num texto que escrevi há alguns anos. Podes postá-lo aqui? Não sei se já o foi ou não. Mas se houver uma reedição o Ti Fefa agradecerá lá onde estiver.