terça-feira, 21 de setembro de 2021

[5401] Janeiro de 1933, um dos grandes explicadores do Mindelo

Esta é uma oferta para o Adriano Lima (já publicada no post 4035, mas nunca é demasiado recordar a figura de que aqui de novo falamos), tal como eu explicando de Ti Fefa, Alfredo da Silva Brito (não confundir com Ti Fefa carpinteiro-marceneiro-músico) - eu em 1962/63, o Adriano algo antes. Ti Fefa foi uma figura de grande prestígio na área da educação mindelense e dele já falámos aqui por várias vezes com grande respeito e admiração. Home de Bubista, dele recebi utilíssimos ensinamentos de Português e Matemática (e oportunas varadas disciplinadoras com as varinhas que trazia da terra natal) no pátio do Sindicato dos Marítimos, em finais de tarde, terminadas as ocupações profissionais que o mestre ali desempenhava. Verifiquei entretanto que antes exerceu o mester explicativo na Rua do Sol, no Lombo - rua onde o Djack fez a sua quarta classe com D. Mariazinha Brito, santantonense, não menos competente (há poucos anos falecida) numa escolinha de fim de rua, à beira da vasta esplanada de terra batida que de um lado terminava no muro direito da avenida do Hospital (quando para ele se ia). Oh que sôdade!...



1 comentário:

  1. Ora, ora, não sabia que o nome da escola do professor Alfredo Brito era publicitado na imprensa. Creio que é um espaço da imprensa local.
    Djack, sobre o Ti Fefa, tenho tudo dito num texto que escrevi há alguns anos. Podes postá-lo aqui? Não sei se já o foi ou não. Mas se houver uma reedição o Ti Fefa agradecerá lá onde estiver.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.