quinta-feira, 30 de setembro de 2021

[5468] Olhar no Mindelo para o futuro... com tempo!

Ver AQUI

1 comentário:

  1. Repare, visitante deste blogue, que se o seu proprietário, Joaquim Saial, o nosso "Djack", não vasculhasse, seleccionasse e postasse aqui o que de mais importante e actual acontece em S. Vicente e em Cabo Verde, muita informação passaria ao lado dos cabo-verdianos que vivem fora da terra natal. Mas, como se isso não chegasse, ele vasculha o imenso e variado material memorialístico e patrimonialístico que está disperso e esquecido em arquivos remotos, dando-nos a possibilidade de conhecer o passado e de o ligar às temáticas do presente.
    Por isso, seria bom e enriquecedor que os visitantes deixassem aqui o seu testemunho e o seu contributo, porque se assim for o limite deste blogue será o céu.
    Fiquei muito satisfeito com esta notícia sobre este “Fórum São Vicente 2035” agendado para 8 a 10 de Dezembro. Segundo li, o objectivo é “pensar e projectar o futuro de São Vicente e da região Norte do país, a longo prazo”. É este o objectivo do primeiro “Fórum São Vicente 2035”, que vai acontecer de 8 a 10 de Dezembro na ilha do Monte Cara. O evento é da iniciativa da CM e foi apresentado nas suas instalações.
    O lema é “Transformar São Vicente numa ilha atractiva, dinâmica e competitiva”, mediante uma agenda de desenvolvimento para os próximos anos, a fim de relançar a ilha a nível nacional e projectá-la no panorama internacional.
    Direi que já não era sem tempo e oxalá a governação autárquica e a sociedade civil se dêem as mãos de forma inteira para levar o barco a bom porto.
    Satisfaz-me ler que o pensamento estratégico pretende olhar para também a região norte, ou seja as 3 ilhas mais próximas. Considero crucial e imprescindível essa visão conjunta e integrada. Poderá passar por aí a futura viabilização de um projecto de regionalização, relançando essa parcela do arquipélago. Seria como se a realidade, consumando-se de forma natural e gradual, antecipasse a formalização jurídica. Contra isso não haveria forças exteriores obstrutoras.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.