Ouvi com gosto porque o cantor tem uma voz forte, vibrante e melódica. Notei que cantou esta morna em crioulo de Santiago, o que apenas observo por ele ser natural do Barlavento. Mas como viveu, como creio, largos anos nessa ilha, por motivos profissionais, é natural que o crioulo local tenha passado a dominar o seu reportório. Este meu reparo só tem sentido porque a memória que guardo da morna vincula-a ao crioulo de S. Vicente (antigos compositores da ilha, como B. Leza, Jotamonte e outros) ou então ao da Brava (caso das composições de Eugénio Tavares). De resto, é salutar e estimulante que a morna se projecte na ilha de Santiago, porventura com outras aquisições, desde que não perca a sua identidade.
Ouvi com gosto porque o cantor tem uma voz forte, vibrante e melódica. Notei que cantou esta morna em crioulo de Santiago, o que apenas observo por ele ser natural do Barlavento. Mas como viveu, como creio, largos anos nessa ilha, por motivos profissionais, é natural que o crioulo local tenha passado a dominar o seu reportório. Este meu reparo só tem sentido porque a memória que guardo da morna vincula-a ao crioulo de S. Vicente (antigos compositores da ilha, como B. Leza, Jotamonte e outros) ou então ao da Brava (caso das composições de Eugénio Tavares). De resto, é salutar e estimulante que a morna se projecte na ilha de Santiago, porventura com outras aquisições, desde que não perca a sua identidade.
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