quarta-feira, 20 de outubro de 2021

[5598] Foi em Maio: Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021 | Presidente da República de Cabo Verde

Na hora da despedida, é esta a homenagem do Pd'B a um Presidente da República que, para além de político honesto e brilhante, é um intelectual de grande prestígio e amigo de Portugal. E, como vemos, da língua portuguesa. Pd'B deseja a Jorge Carlos Fonseca as maiores felicidades num futuro em que ainda terá muito para dar à sua terra.

1 comentário:

  1. Associo-me ao blogue PdB nesta homenagem que presta ao Dr. Jorge Carlos Fonseca no momento em que ele vai deixar o cargo de presidente da República de Cabo Verde. Para assinalar o acto, foi feliz e judiciosa a escolha desta intervenção do Presidente no Dia Mundial da Língua Portuguesa.
    Só quem estiver desatento ou quiser assobiar para o lado não reconhecerá que o Dr. Jorge Fonseca é nítido e ao mesmo tempo exacto na mensagem que transmite à nação cabo-verdiana. Aliás, a mensagem é profunda e retumbante, e de uma beleza que encanta e sensibiliza quem a escuta. Ele fala na "nossa" língua, ou seja, língua dos cabo-verdianos, o que encerra um recado inequívoco para os que ainda parecem ter dúvidas sobre a opção definitiva, total e absoluta do povo cabo-verdiano em matéria linguística. Sim, essa opção exige um maior investimento no ensino da língua portuguesa e uma maior preparação dos que têm o encargo de a ensinar nas escolas. Sim, essa opção passa por denunciar a insensatez dos que defendem que o crioulo tem de ser ensinado em paridade com o português, sem reconhecerem não só a inutilidade de semelhante medida como também o sério inconveniente que seria ensinar em paralelo duas línguas com semelhanças morfológicas e fonéticas, tendo em vista uma gramática que diferencie o crioulo daquela que é indiscutivelmente a sua língua-mãe.
    Eu sempre disse que o crioulo tem de ser deixado naquele espaço natural que bem conhecemos. Embrulhá-lo em trajes gramaticais seria trair e assassinar a liberdade e a espontaneidade que a caracterizam.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.