terça-feira, 26 de outubro de 2021

[5621] A Ribeira Bote, aqui como Ribeira Bota e mais uma "habitação indígena"

5 comentários:

  1. Que coincidência,!!!
    Afinal a Casa D´aga (casa de água) é mais antiga do que imaginava, ou será que, esta forma de vida não é assim tão longínqua??
    Este lugar é a ribeira que separa a Ribeira Bote do Lombo Tanque, cujo nome é devido aquela casa que se vê lá em cima no monte do lado direito do foto, que mais não é do que um reservatório de água subterrâneo, que acondicionava a água vinda lá pelos lados do pé de Verde e distribuía pela cidade por gravidade.
    Ela ainda existe, e prestou o mesmo serviço ainda recente, mas com água dessalinizada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zeca, bom contributo, mais uma vez. Este postal é dos anos 10 do século passado, para aí 1909, 1910, 1911, mais ou menos.

      Braça,
      Djack

      Eliminar
  2. Interessante, o comentário do Zeca. Lembro-me bem dessa Casa de Água. Também calculava que a foto fosse do tempo que o Djack refere. Curioso é verificar que, não obstante o quadro de extrema pobreza, as pessoas ostentam um ar de dignidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O fotógrafo foi buscar uma família miserável (com "pai" provavelmente na terra longe ou morto), pois isso tornava o postal mais typical para tripulantes e viajantes de vapores (que era quem sobretudo comprava os postais). A desgraça vende... Digo isto, porque embora decerto houvesse muita gente pobre na cidade, estas três mulheres deviam ser pobres entre as pobres. Digamos, como o outro, "não havia necessidade".

      Braça,
      Djack

      Eliminar
  3. Bravo ao comentário do Zeca. Ainda me lembro , vagamente por ali passar com o meu pai, de coisa parecida pelos lados de Rbera Bote (1937, 38 mais ou menos) mas sem o tanque do lombo. Todavia lembro-me, sim, de ouvir falar do lugar Lombe d'Tanque.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.