sábado, 30 de outubro de 2021

[5647] O espírito de Cabo Verde (2013)

4 comentários:

  1. Vale a pena perder 28 minutos (a sua duração do video) e ver esta reportagem. A narrativa é em inglês, mas não é difícil apreender o seu conteúdo mesmo a quem não domine a língua de Shakespeare, pois as imagens falam por si. A reportagem é sobre a visita do presidente Aristides Pereira aos EUA (ONU e respectiva comunidade cabo-verdiana). Nunca o tinha visto e quem quiser perder esse tempo ficará tão agradado como a mim me aconteceu. De facto, adorei ver.
    Mas quero fazer uma sugestão ao Djack, proprietário do blogue. Não convém postar no mesmo dia vários filmes de longa duração, como foi o caso deste dia, porque dum modo geral as pessoas não têm tempo para os ver. O resultado é desistir de ver. É que as solicitações diárias de uma pessoa (sobretudo para algumas como eu) são tantas e diversas que o tempo tem de ser gerido com parcimónia. Assim, sugiro um único post desta natureza por dia. Não mais. Quanto a músicas, sugiro o mesmo, até porque as músicas estão todas disponíveis na net. Posts de outro género, podem, sim senhor, ser intercalados com os que consomem tempo na sua visualização, pois são de conteúdo de fruição imediata, ou quase.
    Não tenho palavras para enaltecer o interesse e o critério com que o Djack vai ao passado buscar factos e acontecimentos dos mais variados para nos manter viva a memória. Este blogue é de um interesse inestimável para a nação cabo-verdiana, e sobretudo para os mindelenses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso mesmo, esta dose saiu em sábado, pois ao domingo deixei de colocar posts no Pd'B, por ter outros trabalhos para fazer. É de facto bom material e aqui fica, para quando os visitantes tiverem tempo livre para o apreciar.

      Braça made in USA-Cape Verde,
      Djack

      Eliminar
  2. O Adriano me fez curioso com o seu comentário, e assim fui espreitar concluindo que valeu a pena, pois me fez recuar e reviver memórias de quase 40 anos atrás.
    Não fazia ideia do conteúdo deste filme, e é pena que ele não seja traduzido e divulgado, que saiba, aqui em Cabo verde.
    Pelo menos ele já faz parte do arquivo do Parte de Bote, Parabéns, ...
    Ao Djack Juqim, um grande Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É missão do Pd'B divulgar a história e cultura das ilhas. Embora estes filmes estejam no YouTube, lá encontra-se tudo misturado (com filmes que nada têm a ver com Cabo Verde) e só com muita paciência (e tempo gasto) é possível dar com eles. Como aqui só há Cabo Verde, ficam melhor no Pd'B, que é a 12.ª ilha cabo-verdiana, logo a seguir à 11.ª que como sabemos é a diaspora.

      Braça verdiano,
      Djack

      Eliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.