terça-feira, 30 de novembro de 2021

[5777] Pólo da Escola do Mar de São Vicente, em Santiago

Recebido no Pd'B, através do Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de São Miguel, ilha de Santiago

CMSM E ESCOLA DO MAR INAUGURAM O POLO DE SANTIAGO DA EMAR

Com vista a responder aos desafios traçados pelo Governo para a IX e X legislatura, relativamente à dinamização da Economia Azul e considerando que o mar representa 99% do nosso território e é um recurso estratégico para o desenvolvimento de Cabo Verde, é necessário promover uma mudança de paradigma em relação ao mar, e transformá-lo numa das principais âncoras do desenvolvimento, da diversificação e da especialização da economia cabo-verdiana, nas próximas décadas.

A Escola do Mar (EMAR) é um dos meios para concretização da estratégia do Governo no âmbito da implementação da Zona Económica Especial Marítima em São Vicente e, visa capitalizar a centralidade atlântica de Cabo Verde, tendo como objetivo principal o desenvolvimento e a implementação de ações de formação básica, modular e técnico profissional nos domínios do mar, da economia marítima e áreas afins.

Neste contexto, a EMAR definiu como prioridade a instalação de um Polo aqui na ilha de Santiago, concretamente em São Miguel, tendo sido instalada nas antigas acomodações do MDR, em Achada Pizara.

A Escola do Mar - Polo de Santiago irá contar com uma oferta formativa vocacionada para diversas áreas de formação profissional, entre as quais: transportes marítimos; portos e logística; pesca, aquacultura e indústria do pescado; reparação e construção naval; bunkering e serviços marítimos; recursos naturais e de origem marinha; turismo costeiro e marítimo; segurança e proteção marítima e manuseamento e conservação de pescado.

Assim, a Escola do Mar e a Câmara Municipal de São Miguel, realizam o ato de Inauguração do Polo de Santiago, amanhã, 01 de dezembro de 2021, pelas 12 horas, sendo a cerimónia presidida pelo Ministro do Mar, Dr. Paulo Veiga.


1 comentário:

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.