sábado, 4 de dezembro de 2021

[5793] Aviões de Cabo Verde, em selos de... Cabo Verde







5 comentários:

  1. São significativos estes selos. Pena é em cada selo não figurar o ano em que cada uma das aeronaves entrou em funcionamento da antiga província/colónia. O Islander, que figura em primeiro lugar, me é muito familiar porque, ao tempo em que estive em Moçambique, era o que semanalmente aterrava na pista do meu aquartelamento para levar alimentos frescos e correio. Fazia parte do sistema logístico do Exército e os aviões eram pilotados por civis.

    ResponderEliminar
  2. Esses pequenos aviões fazem-me lembrar três episódios que nada dizem a outros mas que trago aqui jà que tudo me faz lembrar o pioneiro da aviação em Cabo Verde, um "homme à tout faire" que se chamava Joaquim Ribeiro (da Assomada) que começou "a brincar" com um mono motor e acabou por criar a primeira companhia aérea em Cabo Verde. Infelizmente não deram o seu nome ao aeroporto da Praia, ele um badiu que se orgulhava da sua terra, e que era adulado por todos os cabo-verdeanos.
    O segundo episódio foi o meu baptismo do ar num Dorner (Dakar-Bissau) ao lado dos pilotos. Foi deslumbrante ver tudo o que se passava "em baixo".
    O terceiro, o menos agradável, sucedeu por traz do Monte Cara num DC6 (?) militar que fazia a ligação Praia-Mindelo numa altura em que faltava o avião de linha. Carregado de gente e de toda a espécie de bagagem, sem cadeiras, sem cintos nem secções. Para não estatelarmos, a nave tomou altitude e adivinhem como ficamos.
    Vim a saber, pouco tempo depois, que o Capitão-Piloto (jà coxo), que transportava até animais inter-ilhas, se tinha espatifado com o seu engenho. O Militar foi tão chorado como o Quinqim lembrado até agora pelas suas iniciativas.

    ResponderEliminar
  3. Imagens que literalmente transporta-nos para reminiscências saudáveis! O avião do selo n.10 foi o que eu viajei pela primeira vez, aos 9 anos de idade, sozinho entre Sal e São Vicente! Até hoje tenho vívidas memórias desta odisseia em que um adulto confiava o seu filho menor a outro adulto, em nome da honra do nome de família! Os aviões com os selos 50 e 20, na minha infância, eram cognominados de "Djô Canela", talvez por causa do tripé das rodas! Lembro-me perfeitamente do ronco dos seus motores a sobrevoar o Mindelo ou mesmo no aeródromo quando, em comitiva levávamos um patrício a emigrar ou a despedida de um "retornado" emigrante!

    ResponderEliminar
  4. Comentário do assíduo, Mário Augusto Inês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um ubrigadim, por estas memórias.

      Braça voadora,
      Djack

      Eliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.