O numeroso júri de uma só pessoa do Pd'B, depois de curta discussão entre o membro único e si próprio, decidiu atribuir a Tartaruga de Ouro 2021 ao ex-Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, pelos três seguintes motivos:
1 - Primeiro e mais importante, por durante o seu duplo mandato ter dirigido os destinos de Cabo Verde com sabedoria, equidade e honradez, assim conquistando a simpatia dos seus concidadãos e daqueles que internacionalmente com ele lidaram - ao mesmo tempo que contribuiu para a consolidação e desenvolvimento da democracia do país, em África raro exemplo no género e modelo a seguir;
2 - Por sempre se ter demonstrado um defensor da língua portuguesa;
3 - Por ser um amigo de Portugal.
Djack, júri de uma só pessoa, é verdade. Mas tens que ver que há um júri invisível, talvez mais numeroso do que pensas. E todos aplaudem porque concordam, acredito, com a atribuição desta Tartaruga de Ouro.
ResponderEliminarMuitas felicidades ao Dr. Jorge Carlos Fonseca! E mil vidas ao Praia de Bote!
Faço minhas as palavras do meu Amigo Didi
ResponderEliminarPara o PdB um braça pertod pela iniciativa
3 boas razões para distinguir o antigo presidente Jorge Carlos Fonseca com este prémio.
ResponderEliminarCertamente que bem merecido o prémio, caro Saial. Já escrevi bastante sobre o valor da língua portuguesa e a sua defesa, até com críticas de pessoas que prezam mais o nosso crioulo, que não renego e acho deve continuar a ser estudado. Hipervalorizando o crioulo, em detrimento do português, como alguns pretendem e se batem, não vamos longe. Atente-se na dificuldade que os actuais bolseiros cabo-verdianos têm, em Portugal e no Brasil, na Universidade por não dominarem o português.
ResponderEliminar