VII EDIÇÃO DO PRÉMIO DE REVELAÇÃO LITERÁRIA UCCLA-CML: NOVOS TALENTOS, NOVAS OBRAS EM LÍNGUA PORTUGUESA
Candidaturas terminam no dia 6 de fevereiro de 2022
Desde a primeira edição, que este Prémio se tem demonstrado como o mais representativo, a nível de candidaturas a concurso, de revelação literária de todo o espaço da Língua Portuguesa. Nas edições anteriores a UCCLA tem vindo receber, em média, mais de 700 obras candidatas. Só pode concorrer, quem nunca editou uma obra literária e enviar uma única obra a concurso.
A capacidade de atração do Prémio Literário UCCLA ampliou-se para além dos países lusófonos, com candidatos que de outros países enviaram as suas obras, envolvendo todos os continentes. Já recebemos candidaturas da Ásia (Macau, Japão e Austrália), de África (África do Sul), da América (Canadá, EUA, Chile, Paraguai) e da Europa (Espanha, Itália, França, Alemanha, Inglaterra e Suíça). Mais de 1/3 são mulheres e mais de metade são jovens.
Pela primeira vez, o júri de 2019 inclui na sua composição escritores de todos os países de Língua portuguesa: Domício Proença, Brasil; Germano Almeida, Cabo Verde; Inocência Mata, São Tomé e Príncipe; José Luís Mendonça, Angola; José Pires Laranjeira, Portugal; Luís Carlos Patraquim, Moçambique, Luís Costa, Timor, Tony Tcheka, Guiné Bissau, e Rui Lourido - pela UCCLA. A Biblioteca representada este ano é a Biblioteca da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM).
O nosso prémio consiste:
no valor de 3000 euros entregue ao vencedor pela Câmara Municipal de Lisboa,
que se associou desde 2021;
A UCCLA apresenta o nome do escritor e título da obra vencedora a 5 de Maio,
o Dia Mundial da Língua Portuguesa;
na edição do Livro vencedor, pela Guerra e Paz Editores;
sua apresentação e venda na próxima Feira do Livro de Lisboa (Junho 2022);
no convite com tudo pago (viagem aérea, alimentação e alojamento) para apresentar
uma comunicação ao próximo Encontro de Escritores de Língua Portuguesa que a
UCCLA organiza anualmente fora de Portugal.
O Prémio Literário UCCLA tem parceria com o Movimento 800 anos da Língua Portuguesa.
Rui Lourido
Coordenador do “Prémio de Revelação Literária UCCLA/CML: Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa”, e Coordenador Cultural da UCCLA
Grato pela útil informação.
ResponderEliminar