quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

[5915] Salesianos vão recuperar e dar nova vida ao antigo Albergue de São Vicente

Ver AQUI

Foto Vatican News


2 comentários:

  1. O Albergue tem História, historias muito lindas em tempos difíceis.
    Vivi não muito longe dessa zona, e acompanhava o que ali se passava. Já adulto nas minhas caminhadas acompanhei a sua degradação, e uma das razões pelo seu abandono foi invasão de areia na zona que foi sujeito. Feliz ou infelizmente essa areia, por enquanto, já não existe. Dariam uma grande contributo ao património se, na sua remodelação, arquitetura do edifício principal fosse mantida.


    ResponderEliminar
  2. Lembro-me bem deste edifício a funcionar em pleno. Não é compreensível que a sua ruína tenha acontecido, quando é certo que empreendimentos deste género são, infelizmente, indispensáveis em Cabo Verde. Estou a pensar nos meninos de rua.
    lembro-me de que de vez em quando passavam na rua onde eu morava filas enormes dos meninos acolhidos no Albergue, em direcção à Igreja Católica, para a catequese. Iam todos envergando um bibe. Iam guiados por um agente da polícia, homem já de certa idade, talvez já aposentado, mas que era um dos vigilantes do Albergue. Um dos meninos da fila da frente ia munido de uma lanterna para iluminar o caminho no trajecto entre o estabelecimento e a entrada nas zonas iluminadas da cidade. Lembro-me também de que um dos meninos se chamava "Ratinho" porque fazia uns trejeitos com o rosto a imitar um rato. Fazia-o quando passava por locais onde havia rapazes a brincar na rua, pois que era por volta das 20 horas que o cortejo costumava passar. Aliás, os meninos a brincar na rua é que lhe pediam para fazer a imitação, e o "Ratinho" não se fazia rogado. Ele seria mais ou menos da minha idade. Que é feito do "Ratinho", 70 anos , mais ou menos, que já lá vão desde esse tempo?

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.