O Brasão de Armas
O Escudo azul circular, encimado por quatro elos em verde entrelaçados e ladeados por dez estrelas de cinco pontas marrom, descrevendo um semicírculo, representa o município com sede na cidade do Mindelo.
A águia cinza, em chefe esvoaçando, (homenagem a Gago Coutinho e Sacadura Cabral), traz agarrado nas patas um livro aberto de branco, atravessado na horizontal por uma pauta musical de negro, elementos expressivos da intelectualidade (literatura e música), aspetos marcantes da cultura São-vicentina.
O Monte Cara de amarelo, que pela sua imponência, apelidou o Município (Ilha) de S. Vicente com a alcunha de Ilha do Monte Cara, ergue-se sobre sete linhas onduladas, sendo quatro de branco e quatro de azul marinho intercaladas, atrás de um leme em tom laranja e uma âncora em vermelho, representam a força, a determinação e a influência que a Baía do porto Grande, sempre exerceu e exerce, sobre a vocação marítima e portuária do município.
A roda dentada de amarelo, em forma de sol poente atrás do Monte Cara, representa a indústria, indispensável desenvolvimento económico e social do município.
O listel amarelo com a legenda (MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE) em maiúsculas, foi escrito em letras do tipo "Bookman Old Style", porque o tipo de letras "Elzevir" proposto pelo legislador não consta dos programas dos computadores (meio utilizado para a criação dos símbolos), nem tão pouco foi encontrado nas várias pesquisas feitas na Internet em sites específicos para download de tipos de letras.

Sem comentários:
Enviar um comentário
Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.