segunda-feira, 13 de junho de 2022

[6890] Era Agosto de 1949 e chegava um novo governador a Cabo Verde


5 comentários:

  1. Foi um Amigo de Cabo Verde, tendo ali constituido Famlia

    ResponderEliminar
  2. Era filho de José Augusto Alves Roçadas, oficial do Exército Português, que atingiu o posto de general e foi administrador colonial.
    Desconhecia que este seu filho tivesse constituído família em Cabo Verde, para além de uma relação amorosa que teve com uma empregada do palácio, mas que julgo não deve ter tido consequências. É que tenho uma cópia do processo individual deste oficial e dele não consta nem casamento com alguém nem o registo de filhos.
    Além de ter sido oficial de Infantaria, tirou o curso de Medicina, que parece nunca ter exercido.
    De facto, deixou as melhores impressões em Cabo Verde.

    ResponderEliminar
  3. Uma familia se constitui de vàrias maneiras. Sobretudo na nôs terra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Val, não concordo. Família é o que todos sabemos o que é. Estás a referir-te é a fornicação pura e simples, mais ou menos reiterada entre duas pessoas, de que poderá resultar o emprenhamento da mulher.
      Foi o caso deste antigo governador? Pode ter sido, a avaliar pelos rumores. Do seu processo militar individual, não consta nem casamento nem nomes de filhos, como é formalmente obrigatório. Deduz-se assim que, se teve filhos, não os registou, o que é simplesmente censurável, tratando-se de quem era. Mesmo que tenha garantido algum sustento, não se pode em caso algum falar de família. Infelizmente, era, e provavelmente ainda é, um mal social que tem de ser erradicado na nossa terra: a desresponsabilização do homem.

      Eliminar
  4. So posso rever as minhas longinquas informações.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.