segunda-feira, 6 de março de 2023

[7427] Artigo de Joaquim Saial na revista "Turimagazine" de Fevereiro (saiu em versão mais reduzida no jornal "Terra Nova" do mês anterior; na "Turimagazine" vai ter continuação)


5 comentários:

  1. Djack, ou estou enganado ou o texto ficou por completar em ..."três figuras se..,"
    É muito importante fazer a historiografia destes postais. Lamentável é que, talvez para favorecer o negócio, se aldrabe sobre a realidade humano-geográfica das ilhas. Os trajes patentes no postal inserido no texto parecem de Timor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Adriano, nunca coloco estes textos integralmente aqui. Pareceria mal, se o fizesse. Mas envio-os para amigos, entre os quais tu. Não deves ter reparado, na confusão de emails que todos nós recebemos.
      Braça

      Eliminar
  2. Admiro o labor de investigação, séria e competente do autor, que não deixa ficar sem corrigir os erros e as "fantasias" históricas, sobre estas ilhas; quer sejam sobre postais (como foi o caso e já não é a primeira vez que o faz) quer sobre estátuas públicas, quer ainda sobre documentos históricos quase todos relativos a Cabo Verde. Só tenho a dizer: Obrigada, Joaquim Saial por nos esclarecer de uma forma tão abnegada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre com grande gosto, tratando-se de Cabo Verde, um dos motivos da minha investigação quase diária, de há muitos anos a esta parte. Ainda assim, agradeço o simpático elogio, sobretudo vindo de quem vem.
      Grande abraço

      Eliminar
  3. Estes esteriótipos vendiam-se bem, mas soam falso hoje pois nada atem a ver com a paisagem natural e cultural. Um fundo com savana e 'selvagens' de tanga....clichés

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.