Acaba de chegar à biblioteca cabo-verdiana do Pd'B, em oferta da autora, o livro monumental de D. Maria de Lourdes Chantre, "História, Tradição e Novos Sabores da Cozinha de Cabo Verde", edição da Rosa de Porcelana, de Novembro de 2022.
Muito longe de se consubstanciar como mero livro de receitas, a obra ganha foros de trabalho antropológico, com suas 1158 páginas, onde para além de se referir a diversificada gastronomia das ilhas verdianas também se fala de outros assuntos a ela ligados e à sua história e tradições, como aliás o título indica. Trata-se sem dúvida de uma preciosidade que deve figurar em todos os locais onde se produza a "cozinha" do arquipélago crioulo que com minucioso detalhe aqui se vê não ser apenas pátria da nacional (e internacional) cachupa.
Praia de Bote aproveitou para obter o autógrafo de obra antiga da mesma autora, o seu clássico "Cozinha de Cabo Verde" (que temos em 3.ª edição, mas já vai na 4.ª).
Grande obra, que merece ser lida, apreciada e guardada com o maior carinho. As minhas felicitações para autora, Maria de Lourdes Chantre, que assim presta um importante contributo para o património cultural cabo-verdiano.
ResponderEliminarBasta-me o nome da autora para avaliar a obra de Maria de Lourdes que segue os passos do Pai (Leça) e Tio (Raùl) verdadeiros pioneiros na matéria de escritos e de publicações.
ResponderEliminarO livro é de ter à mão.