segunda-feira, 23 de junho de 2025

[7671] Morte de ícones do Porto Grande, 2: a cábrea General João de Almeida, também na sucata VER POSTS ANTERIORES

Também construída e chegada a Cabo Verde nos anos 60 do século passado, era um ícone dos trabalhos do Porto Grande e não só. Mais um equipamente histórico desprezado que acaba na sucata. Como símbolo da morabeza cabo-verdiana, o nome do general João de Almeida (1872-1953) que foi governador de Cabo Verde (e de Angola e de Macau, para além de ministro das Colónias) apenas no ano de 1927 manteve-se e não foi apagado ou substituído.

A cábrea general João de Almeida, pronta para ser desmantelada - Foto Zeca Soares

Pormenor da foto anterior

3 comentários:

  1. Pelo menos um deles mereciam um outro destino.
    Não ficariam mal na zona Este de São Vicente; Por exemplo um encalhe "estratégico" lá pelos lados de Baía das Gatas, ou Norte de Baía

    ResponderEliminar
  2. Depois de muito tempo ausente do bloque por motivos pessoais, apareço de novo saudando o amigo Saial e comentando esta notícia. Não obstante a minha ausência do site por algum tempo contato que o site continua de pé e recomenda-se. Praia de Bote traz a baila uma notícia importante e triste. Tendo em conta o histórico deste rebocador, o 1º de cabo Verde, merecia ser recuperado tal como o Ernestina que é de longe mais velho (1893) e que apesar de ter sofrido um incendio em 1947, passou por grandes reparações em 1976. Este rebocador poderia ter sido aproveitado como peça do acervo museológico (já faz falta um museu da história da cidade de S Vicente) ou para algo recreativo ou instalação turística.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.