O naturalista JOÃO DA SILVA FEIJÓ e sua descendência
JOÃO DA SILVA FEIJÓ nasceu em 1760, filho de João Baptista Feijó e de sua mulher Emerenciana Thereza da Silva, tendo sido batizado na freguesia de Nossa Senhora da Candelária (Rio de Janeiro, Brasil), como se pode ver no registo do seu casamento, realizado em 8 de janeiro de 1783, na freguesia de Nossa Senhora da Ajuda de Belém (Lisboa, Portugal). Casou com Maria Joaquina, então com 20 anos, filha de André Marim, batizado em Salamanca, e de sua mulher Ana Joaquina batizada na freguesia da Ajuda.
![]() |
| Registo de casamento de João da Silva Feijó com Maria Joaquina |
João da Silva Feijó frequentara a Universidade de Coimbra, de onde saíra bacharel. Interessado pelas ciências naturais, trabalhava à data do seu casamento no Real Museu da Ajuda.
Brasil e Cabo Verde era então parcelas do Reino de Portugal.
Em 3 de fevereiro do mesmo ano (26 dias após o casamento), com uma patente militar, parte para Cabo Verde, integrando uma expedição de estudo da fauna e da flora do Arquipélago, decretada pela corte portuguesa (D. Maria I). Desembarcou na ilha de São Nicolau no dia 28 do mesmo mês.
No dia 26 de outubro de 1783 nasce em Lisboa, Ajuda, o filho do casal a quem foi dado o nome de João.
![]() |
| Registo de batizado de João, filho de João da Silva Sepeda Feijó e de Maria Joaquina |
A estadia de João da Silva Feijó pelas ilhas de Cabo Verde estende-se por mais de uma década. Foram muitas e valiosas as suas contribuições exploratórias científicas, em documentação e em remessas de espécimes, o que se encontra bem documentado.
A ordem de regresso a Lisboa tem a data 1795 mas, muito provavelmente, só terá acontecido nos finais de 1796 ou princípios de 1797.
Certo é que nasce uma filha ao casal João da Silva Feijó – Maria Joaquina, a quem foi dado o nome de Maria, em 7 de julho de 1797.
![]() |
| Registo de batizado de Maria, filha de João da Silva Feijó e de Maria Joaquina |
Não sabemos se ambos os filhos sobreviveram. Existe, porém, um registo sobre a saída do naturalista de Lisboa com destino ao Recife (Brasil), indicando que terá embarcado no dia 2 de maio de 1799 “acompanhado da mulher, de um filho, de uma filha e de uma criada”.5
Os últimos anos da vida de João da Silva Feijó foram dedicados a estudos geográficos, zoológicos e botânicos no Ceará. Veio a falecer no Rio de Janeiro em 1824.
Não é difícil acreditar que, durante a longa estadia em Cabo Verde, possam ter nascido mais filhos seus. Mas, se assim foi, permanecem incógnitos.



Sem comentários:
Enviar um comentário
Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.