terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

[0027] Um banco, nacional e ainda por cima ultramarino (para além de colonial), perto da Praia de Bote

In "O Futuro de Cabo Verde", 1.Maio.1913 (clique na imagem)
Um banco com história. Palavras curtas e três imagens, para além de um link que remete para alguém a ele ligado. Embora no nosso caso mais nos interesse a agência de S. Vicente, curiosa nas suas arcadas e gradaria que lhe conferiam austero aspecto, conveniente à função para que servia. Ali mesmo ao princípio da Rua de Lisboa, esquina da direita, para quem vem do mar. Deixou de ser ultramarino,"de jure" e "de facto" mas durante muito tempo essa há-se ser memória forte quando para o edifício olharmos.

(clique na imagem)
Imagens eBay - O Banco Nacional Ultramarino (Agência de S. Vicente), em duas épocas distintas. Repare-se na arquitectura do palácio do Governo ao fundo, também diferente.

3 comentários:

  1. Dá-me muito gozo olhar para estas imagens da rua de Lisboa de outrora. Surpreende-me constatar que a primeira traça do Palácio era completamente diferente. A foto mais recente mostra que foi ampliado com mais um piso, ganhando uma expansão dimensional e estrutural que lhe confere um ar mais nobre e envolvente. Os restantes edifícios da rua de Lisboa mantêm-se mais ou menos como na actualidade, excepto o prédio de 3 pisos construído pelo meu bisavô Alfredo Miranda (na década de 1920/30?), herdado por uma das suas filhas (é o que tem no rés-de-chão o Café Portugal).

    ResponderEliminar
  2. Na verdade o Palacio ganhou mais altura e beleza também. A Rua de Lisboa manteve mais ou menos a mesma traça. As arvores desapareceram.O predio do Café Royal, nao sei como ficou.Quem for la que faça uma foto para mostrar o resultado final. Mantenhas Fernando

    ResponderEliminar
  3. Amigo FF, obrigado pela participação. É um prazer ver aqui um filho do grande Frusoni e ainda por cima meu amigo. Um dia destes temos de voltar ao Martinho da Arcada, aspirar aquele espírito do Fernando Pessoa e comer um bom bacalhau. Apareça e escreva sempre que lhe apeteça. Será um enorme prazer.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.