sexta-feira, 25 de março de 2011

[0050] Filinto Joia Martins, uma personagem do Mindelo

Filinto Joia Martins, foto da colecção Jorge "Djô" Martins

(clique na imagem)
O envelope que aqui vemos já foi por mim publicado noutro local, embora de menores possibilidades estéticas e técnicas que o PRAIA DE BOTE. Mas  como merecia uma melhor sorte e acompanhamento, por isso foi ele o escolhido para ser o 50.º post deste blogue. 

Diga-se, para começar, que não conheci o senhor do remetente. Ou se o conheci, já dele não me recordo. Trata-se de Filinto Joia Martins,  ao que parece homem de vários interesses, entre os quais a fotografia. Deixemos no entanto ao nosso amigo e guru da genealogia de Cabo Verde, João Manuel Nobre de Oliveira, alguns dados sobre a biografia de Filinto Martins:

"Nasceu a 27 de Janeiro de 1925, no Mindelo, S. Vicente, e ali faleceu a 13 de Outubro de 1989 na sua ilha natal. Foi membro da Assembleia Legislativa de Cabo Verde (no tempo colonial) e representante consular da Holanda (o governo da República de Cabo Verde, aos 18 de Março de 1980, concedeu-lhe o Exequatur como cônsul honorário dos Países Baixos nas ilhas do Barlavento)."

Catálogos Bellas Hess (clique na imagem)
Foi também comerciante, sócio gerente da Sociedade Luso-Africana e presidente da Associação Comercial de Barlavento.

Aparentando ser de 1952 (a leitura da data é difícil), o envelope é dirigido  à National Bellas Hess, em Kansas City, Missouri, EUA, empresa de vendas por catálogo. Coisa pessoal? Isto é, tratar-se-ia de pedido de compra de algum produto para si próprio? Ou teria a carta como destino  concretizar encomendas de clientes da Sociedade Luso-Africana?

Seja como for, ela demonstra, mais uma vez, o  forte cosmopolitismo de S. Vicente, onde de há muito havia quase tudo, na área comercial (com privilegiada entrada através do Porto Grande), que podia satisfazer os apetites dos seus habitantes mais endinheirados.

Sede da empresa Bellas Hess, in jornal Examiner de Kansas City

5 comentários:

  1. Daqui, uma palavra de saudade para o Filinto, amigo do peito, experiente gerente da Soc.Luso-Africana, que importava, da Dinamarca, o "bacon" fumado mais saboroso do universo...

    ResponderEliminar
  2. Não me lembro do senhor Filinto, mas por certo o via com frequência nas ruas da cidade ou na Praça Nova. De facto, a cidade de Mindelo tinha características únicas no arquipélago e é pena que muito disso se tenha perdido.

    ResponderEliminar
  3. foi o meu querido avo,infelismente morreu joven !!mtas saudades,,,

    ResponderEliminar
  4. Meu pai era mascate na decada de 50 no interior da Paraíba.Lembro do catálogo da Bellas Hess moça de saia preta e blusa vermelha. Saudade da minha mãe que usava os modelos de roupas deste catálogo para costurar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela participação, caro anónimo ou anónima. Bela palavra a que designa a profissão de "mascate", que aqui em Portugal se diz "vendedor ambulante". E belas recordações de família.

      Apareça sempre, até porque para além das ilhas de Cabo Verde há o Cabo Verde brasileiro, em Minas Gerais (para não falar do senegalês Cape Vert).

      Braça (ou abraço),
      Djack

      Eliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.