domingo, 27 de março de 2011

[0051] Mindelense, campeão regional de S. Vicente (texto in "A Semana")

Mindelense é campeão regional de São Vicente, ao vencer Amarante por 3 a 1 e dedica título ao falecido treinador Tchida.

A equipa do Mindelense festejou este sábado o título de campeão regional de futebol da ilha de São Vicente, ao vencer o Amarante por três bolas a uma, em jogo da 12.ª jornada realizado no Estádio Adérito Sena. A equipa da Rua de Praia dedicou o título ao seu treinador extinto, Tchida.

O destaque da partida foi o avançado Fufura, que apontou os três golos que dois anos depois voltaram a dar o título ao Mindelense. Nené marcou para o Amarante. Agora o objectivo dos homens da Rua de Praia treinados por Almara passa por fazer boa figura no campeonato nacional, que arranca no mês de Maio.

Nesta jornada, a antepenúltima do Campeonato Regional de São Vicente, estão ainda por realizar os seguintes jogos, apenas para cumprir calendário: Ponta de Pom x Falcões do Norte, Salamansa x Batuque e Derby x Académica.

Ao clube vizinho e amado, o "Bote" dá um latido de alegria e o dono um "braça" do tamanho da Capitania... ou da Rua de Praia.

6 comentários:

  1. E, então, parabens ao Mindelense, que até tem no seu emblema o leão do meu clube do coração...
    Nestes momentos costumo recodar João da Mata Costa, o mais "mindelense" de todos os Mindelenses, ultimo homem que eu vi descer a Rua de Lisboa..."a cavalo", homem pequeno de alma gigantesca que quase teve um ataque quando soube que seu filho Tutchin tinha assinado pela...Académica!

    ResponderEliminar
  2. O Mindelense era o clube da minha rua. Como não ficar contente com a vitória? Grandes bailes se faziam naquela sede. E num restaurante que havia ou ainda há lá no topo do edifício, comi há uma década uns camarões com esparguete ao som de mornas que foi uma delícia.

    Nessa mesma noite conheci nas escada do prédio o advogado António Augusto Araújo Vera-Cruz Pinto que ali tinha escritório.

    Essa história de uma noite no Midelense será contada noutra altura.

    Braça

    ResponderEliminar
  3. Esta mensagem foi escrita pelo nosso amigo Valdemar Pereira que ainda não acertou com as entradas nestas janelas de comentário. Mas lá chagará, para nosso contentamento, pois ele é um verdadeiro poço de histórias.

    Ao passar por aqui mais uma vez, vem-me à mente o que disse o célebre negociante de bordo "Duféga" (1) quando foi caçado por um polícia-marítimo, funcionário da Capitania. Furioso, disse uma que ficou célebre: "O quiê que tem o Cuptaninha com o Praia de Bote".

    Passo por aqui muitas vezes para matar saudades e rememorar estórias que ouvi ou estorinhas que se passaram no meu tempo de criança e nunca tenho coragem de entrar... para não sair. Ter de sair e sair é virar mais uma vez as costas ao meu Mindelo.

    Obrigado Amigo Saial e... desculpa-me não deixar mensagens ou comentários. Talvez na próxima.

    (1) "Duféga" fora um grande defesa do Mindelense. Interrompeu o futebol devido uma fractura numa perna, tendo guardado sequelas por toda a vida.

    ResponderEliminar
  4. Mais uma do Valdemar Pereira:
    ..........
    Reconhecia a garra dessa equipa vermelha valentona, a mais querida dos mindelenses, mas cada vitória do clube era um desgosto, a ponto de chorar quando a equipa derrotada era a minha. Nunca fui adepto.

    Braça

    Valdemar

    ResponderEliminar
  5. Agora sou eu que tenho de lastimar uma falha na entrada na janela dos comentários. Logo que saiu a boa notícia sobre o meu Mindelense, meti um comentário, e fiquei convencido de que ele entrou normalmente, embora tenha utilizado um “perfil” diferente do habitual. Mas na verdade não entrou, porque não aparece.
    Bem, regozijei-me com o êxito desportivo do Mindelense, como não podia deixar de ser, “mindelense” que sou desde pequenino. Teria eu uns 5 anos quando comecei a ir ao futebol pela mão do meu pai, que, no entanto, era …do Derby. Mas só me tornei mindelense mais tarde, na escola primária, quando comecei a ouvir e a partilhar as conversas dos companheiros sobre futebol. Foi quando passei a conhecer o Lela de Raul, o Eduardo Fula, o Chau, o Djunga (guarda-redes), grandes jogadores do Mindelense, entre tantos outros, todos bons de bola e valorosos no ímpeto com que disputavam a bola, suando as camisolas.
    Só há pouco anos é que fiquei a saber que o Tchida, falecido no ano passado, foi treinador do Mindelense, e dos melhores que o historial do Clube assinala. O curioso é que o Tchida, rapaz da minha idade, e meu colega na admissão ao liceu, não mostrava então qualquer inclinação especial para o futebol, nos nossos tempos de menino e moço. Há casos em que a vocação só espera uma oportunidade para se revelar, mesmo que não propriamente na flor da idade. Ele não foi um exímio praticante da modalidade, mas é unanimemente citado pelas suas qualidades de liderança e de treino.
    Deixo aqui ao Tchida a minha homenagem como adepto do Mindelense e a expressão sentida da minha saudade.

    ResponderEliminar
  6. Grandes comentários, grandes comentários!!!
    A pouco e pouco, paulatinamente, como quem não quer a coisa, o PRAIA DE BOTE vai-se transformando numa nova PRAÇA NOVA. Já vai havendo uns "rapazim" que não regateiam participação e de muito boa qulidade.
    Bsot continuá ta rudiá nesse Praia.
    Mantenha
    Djack

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.