|
Carmen Miranda |
Estamos em 1948, ano em que Carmen Miranda brilha mais uma vez em "O Príncipe Encantado" ("A Date With Judy") filme no qual também participava, entre outros, a recentemente falecida Elizabeth Taylor. A sua carreira estava próxima do fim, pois restavam-lhe cerca de sete anos de vida e dois filmes: "Romance Carioca" ("Nancy Goes To Rio"), em 1950, e "Morrendo de Medo" ("Scared Stiff"), de 53.
De 27 de Agosto de 1948 é esta notícia do "Diário de Notícias" de New Bedford, Massachusets, EUA. Não se refere à artista dos turbantes frutíferos (a quem chama "actriz brasileira"...), mas a sua mãe, Maria Emília Miranda da Cunha, interessada por Cabo Verde - território que se encontrava "em situação aflitiva".
E fala-se do veleiro "Madalan" (construído em Itália em 1928 mas só registado no arquipélago em 1950? - que havia de dar moeda de 100$00 no Cabo Verde independente) e do "Cape Verdean Relief Fund". Mas o leitor que se entretenha que comentários aqui são desnecessários.
|
100$00 de Cabo Verde (clique na imagem) |
|
"Diário de Notícias" de New Bedford, EUA, 27.Agosto.1948 (clique na imagem) |
Desconhecia este facto que o Joaquim Saial foi desenterrar da poeira dos arquivos. Extraordinária a militância cívica, a dedicação e a sagacidade deste bloguista.
ResponderEliminarEste blogue está a ser de grande interesse e tem surpreendido pela variedade do seu conteúdo informativo e pela importância dos assuntos e temas que traz ao conhecimento público. Para uns, os das gerações mais velhas, a ocasião é para relembrar, mas para as gerações mais recentes muito do que aqui se publica é novidade.
Mas a ocasião é agora para prestar a minha homenagem de filho das ilhas de Cabo Verde à grande cidadã do mundo que foi a Dona Maria Emília Miranda da Cunha e à grande alma que por certo continua entregue à sua misão de bondade, paz e justiça univrsal.
Nunca tinha ouvido falar desta noticia. Sabia que os pais da cantora Carmen Miranda eram pessoas muito bondosas e muito dignas mas desconhecia que a Sra. Maria Emilia tivesse alguma ideia das nossas ilhas onde a filha passou a ser muito conhecida quando esteve no auge e apareceu nos filmes musicais americanos "Road to Rio" e "Road to Utopia". Foi nessa altura que conhecemos - no Eden Park - a dupla Bing Crosby & Bob Hope e ainda o galã Don Ameche e crooner Franck Sinatra.
ResponderEliminarAi que saudades !!!