sábado, 6 de agosto de 2011

[0073] "Zona" já tchegá n'Almada

Amanhã, Cabo Verde vai a votos para Presidente da República. Depois de dois mandatos de Pedro Pires, parece que há três candidatos viáveis, todos passíveis de serem vencedores, havendo até a possibilidade de uma segunda volta. São eles Aristides Lima, Manuel Inocêncio Sousa e Jorge Carlos Fonseca. Aqui para o administrador do PRAIA DE BOTE, tanto lhe faz como lhe fez quem ganhe, porque ele, como estrangeiro (embora filho adoptivo de São Vicente), não tem que meter o bedelho onde não deve. Mas... há sempre um mas. Acontece que mais uma vez Cabo Verde veio ter com ele. Então não é que o staff de Jorge Carlos Fonseca "Zona" veio pregar cartazes seus mesmo em frente à porta do dito cujo, aqui em Almada? E mais de uma dezena!...

Ora o administrador do PRAIA DE BOTE conheceu o "Zona" algures em Agosto de 1999, durante o lançamento de um número da excelente revista "Direito e Cidadania", no salão nobre da Câmara Municipal de S. Vicente, ali levado pelo amigo escritor Germano Almeida. Na mesma altura, conheceu Onésimo Almeida "Cuxim" e outras figuras presentes, inclusive professores de direito, um português e outro talvez chileno. A sessão foi assaz interessante e no dia seguinte até meteu almoço no restaurante Archote... delicioso, diga-se!

(clique na imagem)
Nessa mesma altura de 99 foi feita a foto que aqui vai, onde se vê um cartaz de umas eleições em que o "Zona" participara. De hoje são as outras duas da propaganda que acima se fala. Quanto ao "nominha", o leitor sabe a que se deve? Levantando um pouco o véu, podemos dizer que o significado, ligado ao futebol, nos foi desvendado por um bisneto do senador Vera Cruz que morou neste mesmo prédio fronteiro aos cartazes do candidato. Sempre a saborosa perseguição cabo-verdiana... Há prémio!... Quanto ao Dr. Jorge Carlos Fonseca, muitas felicidades para ele e para Cabo Verde.

(clique na imagem)

(clique na imagem)

2 comentários:

  1. Comentário de Valdemar Pereira, aqui posto pelo PRAIA DE BOTE, porque não lhe foi possível inseri-lo, devido a dificuldades técnicas.

    Como bom cabo-verdiano que vive os acontecimentos da sua terra, estou na expectativa do dia de amanhã, esperando que o MELHOR ganhe para mais fraternidade e progresso.
    Obrigado pela sua boa contribuição, aliás esperada, como filho adoptivo do Mindelo.
    Um braça rije,
    V/

    ResponderEliminar
  2. Eu também não me meto nestas eleições, do mesmo modo como não o fiz em outras anteriores realizadas em Cabo Verde. A única realidade política que me tem levado a intervir em textos de opinião tem a vêr, não com a cor política, mas com certas assimetrias que vêm sendo criadas no território cabo-verdiano, com inequívoco prejuízo da ilha onde nasci. Nestas eleições, também digo: Que ganhe o melhor, para bem de Cabo Verde.
    O que achei curioso foi o pleito ter vindo à rua do Jack, mas que não surpreende dada a presença de uma importante comunidade cabo-verdiana em Lisboa.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.