sábado, 13 de agosto de 2011

[0078] Uma família genuína da Praia de Bote

O PRAIA DE BOTE é um blogue genuíno da Praia de Bote. E nesta praia, para além de botes, redes e pescadores... há cães. É pois uma  dessas famílias caninas que hoje apresentamos. Sete cães e cadelas que por aqui virão, uma vez por outra, dar o seu latido. 

O "Bote", já todos conhecíamos.  Bicho vadio, cheio de "stil", bom chefe de família, e cão de bem, excepto quando vai ao "Boca de Tubarão" beber um groguim. Nessas alturas, pode atirar tudo pelos ares e é capaz de morder nas canelas de qualquer mortal que lhe apareça pela frente - o que já lhe tem custado passar uma noite ou duas de castigo no canil da "staçom".  

Chegam agora a esposa, "Capitania", excelente dona de casa, as duas filhas, "Ernestina" e "Manelica", (algo pedantes , sempre desejosas de mostrarem os seus vestidos novos quando aos domingos à noite vão à Praça Nova ta rodeá...) e os três filhos, "Carvalho" (que passa a vida entre S. Vicente e Santo  Antão, onde se apaixonou por uma cadela propriedade do dono de um cafezal), "Nauta" (sempre dentro de água) e "Senhor das Areias" (sempre zangado com tudo e com todos mas grande campeão de golf, no brown de S. Vicente). Cada um com o seu feitio, cada um com sua idiossincrasia, mas todos "minine de Soncente", como se impõe...

Bote, o pai
Capitania, a mãe
Ernestina, uma das filhas
Manelica, a outra filha
Carvalho, o que se divide entre S. Vicente e Santo Antão
Nauta, outro filho
Senhor das Areias, o eterno descontente

3 comentários:

  1. Curiosa homenagem esta dos cães que também faziam parte da paisagem da praia onde se descarregavam peixes e cargas, carvão e contrabando. E não eram poucos os "vira-latas" que ali iam buscar o sustento quotidiano e criar a sua prole que nascia sem dono proprio mas era propriedade de todos os frequentadores de Ponta de Praia que não deixavam de partilhar um naco de peixe com esses, também, esquecidos da sociedade.
    Se estes que mereceram nome de barcos tão estimados e inesquecidos os que nunca aparecerão, porque ninguém os fotografou, tinham nomes de herois de cinema: - Tarzan, Buck, Dick, Tommy, Bob, etc.

    ResponderEliminar
  2. Eu próprio tive um, ali nascido, que baptizei com o nome de "Rin-Tin-Tin". A mãe, que era a "Bonita", nunca a vi fora da Praia de Bote.

    ResponderEliminar
  3. Esse que tem focinho de boxer faz jus ao navio do seu nome - Senhor das Areias - que era uma embarcação bem bojuda. Está-me cá na memória e no coração porque foi o primeiro navio em que viajei. Pena é não ter sido conservado.
    Quanto a cães, tive em menino um buldog a que pusemos o nome de Nero. Não sei se teve alguma coisa a ver com Praia de Bote, mas o certo é que imperou por muito tempo na minha casa e porta fora. Mas admito que possa ter-se reunido uma vez por outra à legião que mandava da Praia de Bote.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.