Adriano Miranda Lima |
Mais uma saborosa colaboração nos chega do nosso amigo Adriano Miranda Lima. A sua génese é interessante e aqui vai ela, tal qual ele no-la contou. Resta dizer que o Djack do PRAIA DE BOTE, de geração mais nova, só conhece pessoalmente a Nominanda Fonseca e o Alberto Rui Santos Machado. Aos dois, se por aqui passarem, um abraço de amizade. Seguir-se-á, em breve, a publicação de outra imagem da mesma época. Mas por agora consumam esta...
O nome de ficheiro da foto diz: "6º ano 57-58 Campeão" Não ficámos no entanto a saber de quê... Esperamos que algum dos retratados nos elucide.
O nome de ficheiro da foto diz: "6º ano 57-58 Campeão" Não ficámos no entanto a saber de quê... Esperamos que algum dos retratados nos elucide.
O Vladimir Koenig, cabo-verdiano residente no Brasil, enviou-me as fotos em anexo, com a identificação dos antigos estudantes gileanistas que nelas posam, conforme se vê em baixo. Ele me pedia no seu mail para fazer uma impressão e entregar ao seu amigo e colega Jorge Vitória (presente na foto), pois que sabia da afinidade familiar que havia entre mim e ele. Infelizmente, tive de lhe dizer que o Jorge faleceu no ano passado, em 17 de Maio.
Pedi-lhe a autorização para enviar estas fotos e respectivos elementos descritivos aos meus correspondentes que sejam mais ou menos seus contemporâneos gileanistas e a a alguns bloguistas interessados nestas coisas, tendo ele respondido favoravelmente.
Alunos do 6.º ano do Liceu Gil Eanes - 1956-1957 (clique na imagem) |
01 - Carlos Alberto Benoliel de Carvalho (filho do Sr. Djims).
02 - Não me lembro do nome.
03 - Amadeu Lopes da Silva.
04 - João Baptista Santos Oliveira (irmão gémeo do António Rosa, são de Santo Antão).
05 - Não me lembro do nome.
06 - Dapinha Almeida (julgo que é irmão da Rufina Duarte Almeida).
07 - Fernando Octaviano (filho de um gerente da Shell; casou com a nossa professora de Biologia, Dr.ª Ália Monteiro).
08 - Jorge Vitória.
09 - Manecas Carvalhal (de blusão claro, gravata e óculos escuros, atrás da Nominanda Fonseca).
10 - Manuel dos Santos Delgado (de óculos escuros, só se vê a cara).
1 1 - Tchenga (de casaco e gravata).
12 - António Joaquim Areal Alves (irmão do Abílio).
13 - Calazans Silva.
14 - Vladimir Koenig.
15 - Alberto Rui Santos Machado (irmão do Carlos, da Odete e da ..., filhos do Sr. Rui Alberto Machado).
16 - Djê Lopes da Silva (irmão do Chiquinho, Valentina, Bey, Sílvia e Isaura).
17 - Não estou a ver quem é.
18 - Amiro Pinheiro de Faria.
E onze raparigas, a saber:
01 - Guadalupe Almada.
02 - Julgo que se chama Raquel.
03 - Maria José Chantre.
04 - Maria Ermelinda Cunha Bárrio Vieira (Mily Vieira).
05 - Ana Maria Monteiro.
06 - Nominanda Fonseca.
07 - Não me lembro do nome (de Santo Antão).
08 - Elsa Avelino Pires (da Praia).
09 - Maria Elvira Regala Rendall Leite (Bila).
10 - Zinha Morais.
1 1 - Gracinha (prima da Mily Vieira).
Publicado por conta do nosso colaborador Valdemar Pereira, ainda a contas com dificuldades técnicas para colocar aqui comentários.
ResponderEliminarEmbora a fotografia tenha sido feita depois da minha saída de Cabo Verde, lembro-me de quase toda essa gente, pois estamos separados por pouco mais de uma década.
Não tive conhecimento da sua postagem e lamento a não reacção dos interessados, de seus familiares ou de amigos. Digamos que estão todos de férias neste mês de Agosto mas isto não me impede de dizer que estamos vivendo um "congresso de depressivos" onde muito poucos têm coragem de reagir seja ao que for.
Vida longa à Praia de Bote !!!
Valdemar
Este pessoal estava 4 anos à frente mim, embora eu desconheça se estavam todos no mesmo ano quando posaram para a fotografia. Pelo menos, 4 anos é o que posso deduzir quanto à diferença que me separava do Jorge Vitória, porque tinha uma convivência com ele de âmbito familiar. Dos que estão na foto conheci bem o referido Jorge Vitória, falecido em Portugal no ano passado, a Nominanda Fonseca, que foi minha vizinha, o Dapinha Almeida, também meu vizinho na mesma rua da outra, e o Tchenga, vizinho também mas numa outra rua onde vivi. E conheci igualmente bem o Rui Machado.
ResponderEliminarAinda de Adriano Miranda Lima
ResponderEliminarAdriano Miranda Lima disse...
O Joaquim Saial, o meu amigo Djack, tem toda a razão. Mas infelizmente o problema não é só com post a que ele se refere. Dum modo geral, é muito escassa a participação da rapaziada destinatária do “Praia de Bote”, quer a residente, quer a da diáspora. E tem de se dizer que a da diáspora é ainda quem mais marca presença, embora sendo quase sempre as mesmas pessoas, regra geral duas, esporadicamente mais uma ou outra pessoa.
Isto confirma aquilo que repetidamente venho denunciando. Falta de adesão em torno de espaços de comunicação, como este, em que temos a oportunidade de cultivar a memória, polarizar vontades e criar e fortalecer laços que podem ser apenas de amizade mas que podem também explorar energias a bem da comunidade.
Parece que temos de alugar um dos botes da praia e ir pela baía dentro no encalço dos ausentes.
12 de Agosto de 2011 23:38