sexta-feira, 19 de agosto de 2011

[0087] Construção em grande força, no Mindelo... em 1967

(clique na imagem)
Não é só de agora o incremento do uso do cimento (até rimou!...) acima e do lado esquerdo da Praia de Bote.

Hoje, o Mindelo ameaça tornar-se irreconhecível, com o camartelo a abater edifícios históricos cuja defesa não vinga  porque valores mais "baixos" se levantam, sempre, na hora da verdade. 

Outrora, porém, não se demolia o bom para construir o mau ou pelo menos raramente isso acontecia. Aqui vai uma nota desses meados de 60 em que os Beatles davam cartas, Bana também e os pedreiros, canalizadores, pintores e carpinteiros de nôs terra tinham trabalho à farta. A notícia é de 28.Junho.1967 e chega-nos (calcule-se!) de New Bedford, através do seu "Diário de Notícias".

Comando Naval, para onde foi transferida a Capitania dos Portos (clique na imagem)

2 comentários:

  1. Mais uma fase da vida do Mindelo que já não me apanhou na terra. Mais tarde, com a remessa dos emigantes, o surto de construção de habitações particulares viria a disparar consideravelmente, provocando a expansão da cidade para os bairros periféricos, que adquiriram outras condições de vida urbana.

    ResponderEliminar
  2. Primeiro, felicitações ao Adriano pela colocação do post. Espero que esteja tudo normalizado.

    Ainda conheci, quase prontos, tanto o Liceu de Chã de Cemitério como o Comando Naval (o mais adiantado) e o complexo da Rádio Naval na Ribeira de Julião, para além do Hotel Porto Grande (o mais atrasado). Lembro que a construção do Hotel Porto Grande acabou com a rua que ficava entre o Eden Park e o quarteirão onde o hotel se ergueu. Essa rua ia dar à casa dos aviadores, onde estes dormiam quando ficavam na ilha, em trânsito. E acabou também por muitos anos com a casa de banho que ficava na esquina do Eden Park, onde paravam mulheres que vendiam mancarra a copo, chuinga e monftchode.

    Braça
    Djack

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.