quinta-feira, 18 de agosto de 2011

[0086] Começaram as obras da gare do aeroporto de S. Pedro... há mais de 50 anos...

(clique na imagem)
Já que hoje se falou de um grande desastre rodoviário na estrada de S. Pedro, é de justiça falar do aeroporto que também tem o nome do santo das chaves, agora todo modernaço e internacional. Mas a coisa começou há cerca de 53 anos, no que diz respeito à gare. E a notícia aqui vai, ilustrada com um postal de diazá, em que para além de uma vista geral do Mindelo e do Palácio do Governo (hoje do Povo) se pode ver aquela coisa no meio do nada que era a gare do nosso então pequeno local de poiso de aviões.

A notícia é de 24.Dezembro.1958. Embora proveniente da capital do arquipélago, refere-se ao aeroporto de S. Vicente, como logo percebe quem é daquel país tchmode Mindel.



2 comentários:

  1. Este, sim, é um evento do meu tempo, melhor dizendo, dos meus tempos de menino e moço. A primeira vez que embarquei na gare de S. Pedro foi em 1962, com destino ao Sal, em cujo aeroporto, este sim, fazendo minimamente jus ao nome, tomei um avião da então chamada PANAIR com destino a Portugal. Essa viagem foi inesquecível, porque a primeira fora de Cabo Verde.

    ResponderEliminar
  2. O Adriano fez-me lembrar a famosa anedota do alentejano meu patrício que ao chegar ao aeroporto para embarcar num avião dessa companhia famosa e desaparecida, voltou para trás. Perguntando-lhe o compadre porque não tinha seguido, ele calmamente retorquiu: "Atã compadre, o avião dezia pra na ir e ê na fui..."

    Escrevi em crioulo do Alentejo que é uma língua tão bem sonante como o crioulo das nossas queridas ilhas de Cabo Verde...

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.