quarta-feira, 31 de agosto de 2011

[0101] Uma homenagem do Praia de Bote, no rescaldo das comemorações do 100.º post: a casa de Henrique Teixeira de Sousa em S. Filipe, Fogo

(clique na imagem)
Recebida por correio electrónico hoje mesmo, esta imagem retrata a casa/sobrado que foi residência do Dr. Henrique Teixeira de Sousa em S. Filipe, Fogo. A foto é da autoria de Adriano Azevedo e foi-nos enviada pelo seu parente (primo, suponho), nosso amigo e condiscípulo do Liceu Gil Eanes Aníbal Orlando "Landim" Teixeira de Sousa, filho do saudoso médico e romancista.

Foto Joaquim Saial (imagem reduzida)
Tivemos o prazer de conhecer o ilustre foguense há longos anos, na sua faceta de presidente da Câmara Municipal de S. Vicente (aí sem sequer falarmos com ele, pois miúdos não têm voz na matéria...) e, em anos recentes, na de escritor, em alguns eventos (por exemplo, no lançamento do seu derradeiro livro "Ó Mar de Túrbidas Vagas", na Casa da Morna, em 14 de Dezembro de 2005, pouco antes de falecer tragicamente, e num almoço organizado pela Associação dos Antigos Alunos do Ensino Secundário de Cabo Verde, em Lisboa). Desses momentos temos uma boa colecção de imagens, entre as quais estarão eventualmente as últimas fotografias que foram feitas retratando a sua pessoa.

Henrique Teixeira de Sousa nasceu em 9 de Setembro de 1919, no Fogo, Cabo Verde, e faleceu por atropelamento em Algés, Portugal, em 3 de Março de 2006. Coube-nos, para surpresa e orgulho nossos, a sua oração fúnebre no Cemitério dos Olivais, onde foi cremado.

3 comentários:

  1. Conhecia este Senhor sem ter encontrado um dos mais Ilustres filhos de Cabo Verde.
    Viria a ter este privilégio aquando da inauguração do Cais Acostàvel em que fui recebido na Câmara Municipal na qualidade de Chefe da Delegação de Dakar.
    Momento que nunca se esquece.

    Outrossim, regozijo-me pelo estado de conservação desta reliquia que tve mais sorte que a Casa do Dr. Adriano Duarte Silva e do Fortim d'El Rey.

    ResponderEliminar
  2. Apoiado, Joaquim. É muito bom relembrar aqui o Dr. Teixeira de Sousa, com quem me relacionei, nascendo daí uma amizade recíproca, nos últimos 10 anos da sua vida. Tinha muita estima e admiração por ele. Hei-de voltar a intervir sobre a sua memória.

    ResponderEliminar
  3. Fausto Amarilio do Rosario3 de março de 2012 às 15:14

    Infelizmente, a fotografia nao corresponde á casa de Teixeira de Sousa. Ela existe e situa-se na parte da Cidade de São Filipe, conhecido como Bila Riba. É um belissimo sobrado que foi construido, nos finais dos anos 20 do século XX, por João Sousa, capitão de longo curso e pai do escritor, casado com Laura Barbosa Vicente Teixeira (nha Nênê). O sobrado pertence actualmente a João Silva, emigrante na Noruega, que não só o preservou mantendo-lhe toda a dignidade como tambem o tornou mais acessivel ao publico, pois é uma das mais conhecidas pensões da cidade de São Filipe: a "Pensão Bela Vista"

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.