quinta-feira, 19 de julho de 2012

[0215] CONCURSO 3

Encontrada a vencedora do 3.º concurso. Trata-se de NITA FERREIRA, uma mindelense de gema, cuja resposta veio directamente da Holanda. Só que a nossa amiga, em vez de a colocar aqui, inseriu-a no endereço electrónico do blogue, onde o administrador vai pouco e por isso este só a descobriu seis horas depois.

Resposta: trata-se da cúpula da velha Capitania dos Portos (cópia da lisboeta Torre de Belém; daí a história da pimenta, pois a original foi feita à custa das especiarias que vinham da Índia). Situava-se mesmo no topo do edifício, como acontece sempre com as cúpulas, e a sala de que vemos uma parte era a dos sinaleiros. Ali estava sempre um marinheiro com essa especialidade (durante muito tempo, os dois Manuéis, Pritim e Bronque, e mais um ou outro, quando nenhum destes lá podia estar). Havia um binóculo e um pequeno armário com bandeiras de navegação, para além de uma secretária e uma cadeira. A cúpula envidraçada destinava-se mais a permitir ver o mastro onde se colocava o balão de navegação e bandeiras do que a deixar entrar claridade, a qual penetrava por várias janelas.

Esta foto é minha, de Julho de 1999, quando ainda não tinha sido feito o restauro que devolveu à casa o seu ar inicial. Não sei se refizeram esta cúpula, pois quando visitei as obras em 2001 não me lembrei de olhar para cima... nem fotografar esse aspecto (fotografei muitos outros, de capacete na cabeça) para memória que hoje serviria.

Portanto, para a nossa amiga e patrícia mindelense Nita Ferreira, o segundo ramo de acácia!!!

E muitos parabéns!



Dado o interesse suscitado pelo anterior concurso, PRAIA DE BOTE lança já hoje novo desafio aos seus leitores. A partir de agora, os concursos do PB terão sempre lugar aos fins-de-semana, excepto em caso de força maior.

Pergunta-se: que objecto é este e onde se situava até há poucos anos? Será o cadáver de uma aranha gigante? Serão os restos de disco-voador que aterrou algures em S. Vicente? Será o remanescente de uma bola de futebol chutada por um gigante?


10 comentários:

  1. Parece uma clarabóia. Será no antigo liceu?

    João Nobre de Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Nada de Liceu, não senhor... Casa de gongon ele ca é.

    ResponderEliminar
  3. Dá-se sempre uma ajudinha. Então, lá vai...

    Bsot pensá na tcher d'pimenta que ta pagá luxo... importóde de Portugal, via Índia...

    ResponderEliminar
  4. Alfândega?

    João Nobre de Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Isto parece uma torre metalica de suporte a uma parabolica que terá colapsado!
    Não sei é onde e em que circunstancias...

    ResponderEliminar
  6. Ou será o esqueleto do globo terrestre da Pracinha do Liceu destruído não sei quando nem sei porquê?

    ResponderEliminar
  7. O globo não tinha um tecto em cima. O mundo não tem limites...
    Está difícil mas é fácil...

    ResponderEliminar
  8. Djack, a minha resposta foi tiro e queda! Mas confesso que ao ver a foto veio-me logo, num relampego, a resposta. Lembro-me ainda da grande reportagem que o Djack fez da Capitania, quando estava prestes a dar os ultimos suspiros. Ainda bem que apareceu uma equipa salvadora e a nossa Capitania ai esta,toda renovada, para a alegria de todos nos.

    ResponderEliminar
  9. Viva à entrada da Nita no PRAIA DE BOTE. É sempre bom ver chegar gente de Soncent com vontade de molhar o pé nesta nossa praia.

    Mantenha e bijim,
    Djack

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.