quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

[0289] Mais uma colaboração de Zeca Soares

Estas são fotos recentes (finais do ano de 2012) para efeitos de provocação e comparação. No documento em referência há uma foto do Hospital de São Vicente em que se vê apenas o Cemitério, algumas casas no lombo e, possivelmente a escola de Chã de Cemitério. Fiquei impressionado ao ver aquele descampado, pois na minha infância ir ao cemitério era uma autêntica aventura, apesar de existirem o campo de jogos, a Favorita de Manel Matos, o cemitério dos Ingleses, a arborização do Chã de Monte Sossego e um ou outro quintalão e nada mais. Igualmente  também a oficina do Sr. Cunque, estaleiro onde foi construído o iate oferecido ao Dr. Baptista de Sousa. É de se lamentar a forma como o progresso na nossa terra está a CANIBALIZAR o pouco que nos resta do nosso passado. Ninguém é contra o progresso mas acho que é preciso divulgar mais estas ipois magens do passado, talvez elas possam sensibilizar para que se cuide amanhã aquilo que estamos a fazer hoje.

Ao Praia de Bote os meus cumprimentos e votos dum BOM NATAL  E UM ANO NOVO REPLETO DE PROSPERIDADES.

PRAIA DE BOTE agradece reconhecida a colaboração fotográfica fresquinha feita pelo nosso amigo e colaborador Zeca Soares, sempre bem-vinda, de nôs terra Soncente.    







6 comentários:

  1. Tudo mudado masi ainda vejo algo do meu tempo: a antiga oficina com a incrição meio desaparecida, o portão do primeiro cemitério que se situava ao pé da minha casa e que foi para a Ribeira de Julião, e a fachada do Hospital velho que, pelos vistos, foi dotado de um grande portão.
    Lembro-me que, o pavilhão à direita (logo à entrada) tinha o nome do engenheiro humano Baptista de Sousa.
    Vi ainda um naco da nossa casa ao pé do Liceu novo mas isto não é transcendente, é so para mim.
    Boas e saudosas lembranças.

    ResponderEliminar
  2. Aqui há sempre lembranças, trazidas por todos os nossos amigos e colaboradores. Bem-hajam todos!

    Braça,
    Djack

    ResponderEliminar
  3. Lindo e saudoso de ver, tudo isto.
    Mas pergunto a razão por que está emparedada a oficina-escola onde o meu saudoso primo Cunco foi mestre dos que merecem ser sempre lembrados? O que está lá dentro acaso é motivo de vergonha? Que diabo, transformem essa instalação no museu das artes mecânico-navais de S. Vicente. Lá onde esteja, o Cunco dirá com a sua voz sonora, grave e rouca: Finalmente, minha gente!

    ResponderEliminar
  4. Lindo e saudoso de ver, tudo isto.
    Mas pergunto a razão por que está emparedada a oficina-escola onde o meu saudoso primo Cunco foi mestre dos que merecem ser sempre lembrados? O que está lá dentro acaso é motivo de vergonha? Que diabo, transformem essa instalação no museu das artes mecânico-navais de S. Vicente. Lá onde esteja, o Cunco dirá com a sua voz sonora, grave e rouca: Finalmente, minha gente!

    ResponderEliminar
  5. Isto era o Óptimo, o Possível, o Desejável, se não tivessem destruído do que restava das Relíquias da ONAVE antes "WILSON", e de esta que foi "ESCOLA PROFISSIONAL DE ARTES E OFÍCIOS" fazer parte integrante das instalações da Polícia Judiciaria, que como se sabe é de circulação estritamente reservada.
    E assim vamos nós com a nossa História e com o nosso Passado.
    Longa Vida ao PRAIA DE BOTE, e que 2013 seja repleto acontecimentos felizes
    UM FORTE ABRAÇO O TODOS
    Zeca Soares

    ResponderEliminar
  6. Um grande abraço, Zeca!... O nosso encontro foi um pouco atrasado, tendo agora passado de final de Janeiro para alturas de Março. Veremos quando beberemos um grogue no Boca de Tubarão.
    Braça,
    Djack

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.