sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

[0295] Resultado do CONCURSO 13




Concurso 13 sem vencedores! Tratava-se da medalha comemorativa da inauguração do cais acostável de Porto Novo, aqui em frente da Praia de Bote, depois do cais acostável do Porto Grande e do Djéu.

A ajuda estava mesmo a pedir resposta, mas os respondentes não apareceram, excepto o Valdemar, único herói que arrostou com as dificuldades. Chegou perto  e assim ganha uma folha de alho francês (como sabemos, ele odeia acácias...) como prémio de consolação.

Ora vejamos:

Mete água mas não é barco: há agua à volta dos cais que de facto não são barcos,
Tem cabos e paz e sossego temporários: os cabos (cordas) dos navios e nos cais há paz e sossego temporários, quando não há barcos a atracar ou a desatracar ou a carregar ou a descarregar. Coisa temporária, realmente.
A seguir regressa o perigo: depois de desatracar, ao reiniciar o seu percurso, o barco regressa ao perigo do mar.
Nem é preto nem é branco: em geral é cinzento, em cimento armado.
De noite vazio, de dia cheio (embora  nem sempre): de noite, quase não há gente nos cais, ao contrário do dia, quando há movimento. Se não há movimento, também de dia há pouca gente nos cais.
Coisa de abrigo... coisa de carga... coisa nova...: ABRIGO, os cais servem de abrigo aos navios; CARGA, a carga que lá chega; NOVA, de Porto Novo, inaugurado em 1962 por Adriano Moreira, então ministro do Ultramar.

3 comentários:

  1. Djack

    As dicas eram muitos remotas, por assim dizer... nunca chegaria lá.

    Mas, é como o ovo de Colombo, depois de saber como é, é fácil.

    Um Bom Ano

    ResponderEliminar
  2. Concordo que estas dicas foram talvez as menos explícitas dos 13 concursos. Mas nem sempre se é generoso, ahahahahahah De qualquer modo, ao Valdemar só lhe faltou dizer que era o cais acostável do Porto Grande. Mereceu a folha de alho francês, "sans doute".

    Grande abraço e obrigado pela participação,
    Djack

    ResponderEliminar
  3. Este é dos assuntos em que sou fracote, razão por que pedi logo toalha.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.