domingo, 16 de dezembro de 2012

[0285] A ilha de S. Vicente vista pelo francês duque de Montpensier, no início do século XX

Postal ilustrado - S. Vicente em 1904 (frente)
Nas suas investigações, o PRAIA DE BOTE deparou com um livro muito interessante, intitulado "Ma Première Croisière", escrito pelo jovem duque de Montpensier, e editado em Paris na Thypographie Plon-Nourrit et C.ie, em 1907. Nele, Montpensier, guarda-marinha, relata a viagem que realizou na corveta Nautilus, entre 16 de Outubro de 1903 e 4 de Maio de 1904. E a sua passagem por S. Vicente. É esse excerto que o PB aqui oferece aos seus leitores. Refira-se que o Nautilus partiu de El Ferrol, aportando às Canárias, Cabo Verde, Montevidéu e Buenos Aires; regressou a Montevidéu e dali prosseguiu para a Cidade do Cabo e ilha de Santa Helena, de onde voltou a Ferrol.

Postal ilustrado - S. Vicente em 1904 (verso)
A viagem de El Ferrol a S. Vicente durou cerca de 15 dias (chegou à nossa ilha a 31 de Outubro), prolongados pela paragem nas Canárias.

Reprodução em francês (no texto e grafismo originais), para saborear melhor e porque grande parte do público do PB é versada na língua. De notar que o autor fala do Monte Cara como uma garrafa deitada que parece a "cabeça de Washington"... Temos dados na nossa posse que falam dela como "cabeça ou cara de Napoleão". Só mais tarde se tornou anónima, apenas como "cara" : Muito curiosa, era a possibilidade de obter viagens de borla entre as ilhas.... NÃO ESQUECER O CONCURSO 13, NO POST ANTERIOR...

O Nautilus - Imagem original do livro
Imagem original do livro

2 comentários:

  1. É sempre interessante ler tudo o que respeita aos tempos de diazá da terra em que nascemos. Nunca tinha ouvido falar nessas pranchas laterais estabilizadoras do que seriam, talvez, embarcações ainda mais pequenas que os conhecidos e valorosos faluchos.

    ResponderEliminar
  2. Estamos sempre a aprender. Para mim, também foi uma surpresa. Texto curto e seco, mas directo e com esta novidade do "se fores lá para fora não pagas".
    Braça,
    Djack

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.