domingo, 21 de abril de 2013

[0426] Um curiosíssimo boletim, em mais uma colaboração do nosso amigo Zeca Soares

A cidade do Mindelo (e da Praia de Bote) completou no passado Domingo dia 14 de Abril a bonita idade de 134 anos. Portanto, foi no ano de 1879 que deixou de ser vila. Naquela época, a Praia de Bote já lá estava mas sem os botes de agora. Uma provocação a quem consegue imaginar a Praia de Bote naquela época! Os Ingleses já cá estavam? Fica a pergunta, para quem conhece a história.

Isto tudo a propósito de, no ano de 1842, portanto 37 anos antes da existência da cidade do Mindelo, ter sido publicado na Ilha da Boavista, o n.º 1 de um Boletim Oficial do Governo-Geral de Cabo Verde. Não sei se o seu conteúdo tem algum interesse, mas pelo seu valor histórico, julgo que seria interessante quanto mais não seja, fazer parte do arquivo de Praia de Bote.

Gostaria de acrescentar que, numa leitura muito rápida, fiquei com a impressão, de que este boletim era também uma espécie de jornal da nossa era, na medida em que trata assuntos "Interior e Exterior" portanto, do Arquipélago e do Mundo, e "Oficial e não Oficial". (ver a última página). Portanto já la vão mais de 170 (cento e setenta) anos que ele foi publicado. 

Zeca Soares 

O PRAIA DE BOTE agradece mais esta muito curiosa colaboração ao Zeca Soares. Se os nosso leitores  tiverem dificuldades de leitura, copiem as imagens para o seu computador e ampliem-nas. Se mesmo assim ainda tiverem problemas, solicitem os ficheiros ao PRAIA DE BOTE que lhes serão enviados logo que possível.  Infelizmente, os meios técnicos do blogue não permitem apresentar aqui estas imagens com a boa qualidade que elas de facto têm. 





 

1 comentário:

  1. Sem dúvida, é um documento curioso, que merece estar nos arquivos do Praia. Agradecimentos ao colaborador Zeca Soares.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.