quinta-feira, 2 de maio de 2013

[0436] Imagem do Mindelo feita pelo fotógrafo Ferraz de Mendonça Furtado, em 1893

Uma raridade, encontrada pelo PRAIA DE BOTE num alfarrabista de Lisboa. A cidade ainda pequena, ao longe Santo Antão e como não podia deixar de ser, o Djéu. Uma raridade, uma verdadeira maravilha.

VER POST 0438, ONDE SE CONTA QUE ESTA FOTO... NÃO É ESTA FOTO!... TRATOU-SE APENAS DE UMA PEQUENA BRINCADEIRA DO PRAIA DE BOTE.


4 comentários:

  1. Como Diria o gordo do Preço Certo, ESPECTACULO !!!

    ResponderEliminar
  2. Será que a foto é mesmo Mindelo?
    Sem querer duvidar das boas intenções do seu autor, numa analise mais cuidada da Fotografia, vou deixar aqui algumas considerações.
    1º.- Parece que na época em referência (1893) havia Fabricas em Santo Antão, uma vez se consegue vislumbrar chaminés e fumaças, ou será ilusão óptica;
    2º.- Tenho alguma dificuldade em distinguir se o contorno do rochedo junto ao Ilhéu é do Fortinho, ou do João Ribeiro. Talvez seja pelo facto do Ilhéu ser ali colocado parece, com tinta de esferográfica.
    3º.- Por ultimo, a foto só poderia ser tirado do lombo samjom, e daqui vê-se o ilhéu dos pássaros entre os dois montes (Fortinho e Jonriber)."Ver arquivo do Praia De Bote"
    Admito que sou eu possa estar errado, desde que alguém me tira essas dúvidas.

    UM GRANDE ABRAÇO

    MARCOS SOARES

    ResponderEliminar
  3. Grande Marcos Soares!!! Não é de facto o Mindelo.
    Taça de ouro para a atenção deste nosso amigo e colaborador, arguto e atento. Foi uma rasteira que o PRAIA DE BOTE passou aos seus leitores e que prova que umas modificações simplórias e mesmo mal feitas podem induzir em erro o observador mais incauto mas não quem está de olho em riste.
    O esclarecimento total virá em breve.
    Grande braça,
    Djack

    ResponderEliminar
  4. Gostei da jogada, pois o sentido de humor deve, também fazer parte do nosso dia a dia.
    Bem aja mais quebra cabeças para estimular a participação dos visitantes do blogue.

    UM ABRAÇO DE

    MARCOS SOARES

    ResponderEliminar