sábado, 4 de maio de 2013

[0438] O logro... ou de como a Trafaria (Almada) é (quase) o Mindelo... Ver post 0436.

A foto original, da Trafaria (Almada), é muito bonita. E quando o administrador do PRAIA DE BOTE olhou para ela, pareceu-lhe vagamente o Mindelo. Daí, até desenhar um djéu na imagem e lhe dar ar ainda mais envelhecido do que na realidade tinha, foi um ápice. Depois inventou fotógrafo que jamais existiu, um tal Ferraz de Mendonça Furtado (repare-se neste Furtado...) que "viveu" no final do século XIX e um alfarrabista onde nunca foi... Estava feita a aldrabice. Agora era só esperar... Muitos viram a imagem e calaram-se; O Zito, viu e apoiou (tal como o autor do embuste teria feito, confessa-o ele aqui, publicamente); só o Zeca Soares expressou o seu "elevado protesto". Parabéns ao olho de águia do nosso amigo que de há muito, directamente do Mindelo, vem acompanhando o PB. Reposta a "legalidade", aqui ficam a Trafaria verdadeira (foto de facto antiga mas talvez já do século XX, 1909 ou anterior) e o Mindelo falso. Um braça para todos, calados e os falantes que aqui vieram.

A Trafaria, zona piscatória e balnear no concelho de Almada, Portugal

O Mindelo forjado


5 comentários:

  1. Entusiasmado, ia dando fé mas retive-me porque havia casas demais que não figuravam no que tinha na memôria da Matiota de Nhô Pidrim Bonuci.
    Todavia digo que a brincadeira teve a sua piada.
    Pode continuar com as brincadeiras de mnine de Ponta de Praia, buzode sima cma ca sabê czê.
    Um braça

    ResponderEliminar
  2. Meus amigos: a minha única desculpa é que a minha visão é mais apaixonada do que cirúrgica e uma jóvem catarata que começa a ornamentar o meu olho direito também não ajuda muito...Gostei da "mufneza" de sabor tão mindelense!

    ResponderEliminar
  3. Lamento não ter intervindo a tempo, mas foi por razões alheias à minha vontade. Foi mesmo uma mufneza de menine de Soncent, como diz o Zito. Não é para me gabar, mas eu não teria enfiado o garruço, porque se no plano geral há semelhanças, olhando para o pormenor as diferenças saltam à vista. Mas que venham mais brincadeiras destas.

    ResponderEliminar
  4. Um abraço para todos, de quem teria caído que nem um patinho. Havia no entanto uma coisa que me podia ter despertado a atenção para o barrete: esta verdura toda à esquerda, que no Mindelo nunca existiu. Mas de resto, há umas vagas semelhanças que me podiam ter feito cair.

    Braça aldrabada para todos,
    Djack

    ResponderEliminar
  5. Quase que fui apanhado.
    Aquilo é Soncent ou Lisboa?
    Pareceu-me ver o Djeu, Ah ah ah!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.