terça-feira, 5 de novembro de 2013

[0615] Iate português "Vole au Vent" chegará em breve ao Mindelo, em viagem para os Estados Unidos da América. "Praia de Bote" irá dando notícias

Jeanneau Sun Odyssey 44, semelhante ao "Vole au Vent"
"Praia de Bote" recebeu ontem uma carta que, pelo facto de o remetente desconhecer o nosso endereço, foi enviada para a Associação dos Antigos Alunos do Ensino Secundário de Cabo Verde em Lisboa, da qual sabia que somos sócios. Datada de 13 de Outubro, infelizmente só ontem, a desoras, nos chegou às mãos. Mas é interessantíssima, em termos do que refere. Sem mais comentários, reproduzamos alguns excertos da mesma:

Sou leitor assíduo dos blogues "Praia de Bote" e "Esquina do Tempo" e de outras fontes de informação acerca de Cabo Verde, pois tenho sempre muito gosto em saber novidades sobre uma terra à qual me ligam laços de afectividade que o tempo não desvanece - como aliás sucede com o pessoal da Marinha que teve oportunidade de conhecer o arquipélago em estadias frequente e prolongadas.

Acontece que um grupo de quatro oficiais da Armada (reformados) prepara uma visita a Cabo Verde em Novembro, com permanência de alguns dias no Mindelo, a bordo do veleiro "Vole au Vent", pertencente a um deles - o comandante Frederico Blanc (...) 

Não se trata, propriamente, de "escala numa viagem turística", mas sim da concretização de um desejo, comum aos quatro, de revisitar uma terra por onde todos passaram várias vezes, durante as suas carreiras navais, e da qual guardam fortes e boas recordações.

Jeanneau Sun Odyssey 44, semelhante ao "Vole au Vent"
No que pessoalmente me diz respeito, estive pela primeira vez em São Vicente em 1949, na primeira "Sagres" - e daí em diante, nas décadas de 50 e 60, muitas outras vezes, em diversos navios, mas especialmente na segunda "Sagres", na qual fiz várias viagens de instrução com longas paragens no Mindelo - cidade que de um ponto de vista afectivo, tem para mim um significado maior que, por exemplo, o Porto ou Coimbra! Talvez isso tenha a ver com a "morabeza" - esse misterioso conceito, de difícil tradução. (...)

Ora, como seria de esperar, o "Pd'B" contactou de imediato o autor da missiva, comandante Guilherme Conceição e Silva (ver AQUI referência a este oficial da Armada em post antigo do Pd'B) e, apesar da limitação de tempo imposta pela partida próxima do veleiro, ficou a possiblidade de um encontro depois de amanhã em Lisboa. De qualquer modo, Pd'B fará os possíveis por assistir à partida do iate e fazer a reportagem que se impõe. Por outro lado, fica a "pulga no ouvido" dos leitores Mindelenses para que dêem recepção condigna a estes quatro intrépidos aventureiros e amantes da cidade das maravilhas, dois dos quais seguirão para a América, regressando os restantes a Lisboa por via aérea.

A partir de hoje e até que o navio chegue a São Vicente, o Pd'B estará apenas dedicado a este assunto.

7 comentários:

  1. Faço votos para que esses amigos, saudosos da nossa morabeza, sejam recebidos da forma fraterna e costumeira, como eram recebidos os marinheiros da barca "Sagres", e que nos dêm o prazer de acompanhar a viagem através do nosso jornal "Praia de Bote"



    Bom Vento e Boa Viagem ao "Vole au Vent" e seus intrépidos marinhos.
    Com mantenhas de um rapazim de Mindelo, Soncente

    ResponderEliminar
  2. Vamos ver... Isso queria eu e farei os possíveis por dar o máximo de notícias, embora saiba que a coisa será difícil (da parte dos viajantes), por questões meramente técnicas. Mas se não for na hora, será à posteriori. De qualquer modo, queremos estar na partida de Lisboa. E tudo que acontecer, que seja do noso conhecimento, relacionado com esta aventura, será reportado no Pd'B.

    Braça quadrangular Almada-Lisboa-Tours-Mindelo,
    Djack

    ResponderEliminar
  3. Está-nos na massa do sangue a saga de 500...

    ResponderEliminar
  4. A Esquina do Tempo vai ao Cais da Alfândega Velha esperar esses nossos ilustres visitantes, pois claro, e acompanhá-los à Praia de Bote para recordar o Mindelo de diazá! Precisava era da data e a hora da chegada. Do resto, estamos sediados no Liceu Velho. Não há como enganar. Braça

    ResponderEliminar
  5. As notícias, por agora, são as que divulgámos. Esperemos pela possibilidade de um encontro na quinta-feira, se o comandante Conceição e Silva tiver tempo para isso. Mas, pelo menos, o Pd'B tentará tudo para estar na despedida e fazer uma boa reportagem do veleiro na sua partida rumo ao Porto Grande.

    Assim que soubermos algo, as notícias seguirão de imediato.
    Braça náutica,
    Djack

    ResponderEliminar
  6. Intervenho com 2 dias de atraso, mas sempre interessado em partilhar tudo o que de bom se passa nesta "Praia". A verdade é que esta notícia é daquelas que nos enchem a alma. Faço votos por que bons ventos encham também as velas deste elegante veleiro que vai rumar às nossas ilhas. Os seus velejadores mostram-se dignos remadores dos botes desta "Praia" e só falta que apareçam algumas vezes para deixar as pegadas na sua areia. Soletram a palavra saudade com a fidelidade dos melhores filhos de Portugal e de Cabo Verde, mostrando que uns e outros são irmãos de parte inteira.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.