Foto Joaquim Saial (2005) - Guilherme Dias Chantre |
Praia de Bote recebeu do seu amigo João Mendes (Praia, Santiago) a seguinte mensagem que muito agradece e considera inteiramente merecida, relativa ao Professor Guilherme Dias Chantre "Chantrim".
Caros amigos e/ou colegas antigos alunos da Escola Técnica,
Cumpre-nos transmitir-vos as informações mais recentes relativas ao processo de atribuição do nome do nosso antigo Prof. Guilherme Dias Chantre "Chantrim" à Escola Industrial e Comercial do Mindelo (para nós, sempre, Escola Técnica).
O acontecimento é importante, por também representar o reconhecimento, ainda em vida, do trabalho do Professor Chantre, enquanto Director da nossa Escola Técnica, nos anos 1960 a 1974 do século passado.
Relembro que o Prof. Guilherme Dias Chantre, para nós, Director Emérito da Escola Técnica, vive com a sua esposa D. Lourdes Chantre (autora de um dos primeiros livros de culinária cabo-verdiana), em Oeiras, Portugal.
Mais relembro que o Professor Chantre já por três vezes recebeu homenagens dos seus antigos alunos e antigos alunos da Escola Técnica do Mindelo, a última das quais, há cerca de dois anos, coincidiu com a publicação do livro biográfico “Guilherme Dias Chantre – Um Educador e Líder Carismático – Homenagem de Antigos Alunos da Escola Técnica”, organizado pelo sociólogo Doutor César Augusto Monteiro e contendo testemunhos de antigos alunos.
Por último, relembrando, mais uma vez, o lema inscrito no pórtico interior da nossa Escola “Todos queremos fazer de vós bons profissionais, bons cidadãos e bons amigos”, que o Prof. Rolando Vera-Cruz Martins designa de um verdadeiro programa de formação integral do jovem estudante (sic), avanço com a transcrição das informações recebidas sobre o evento.
Informação recebida do actual Director da Escola Técnica do Mindelo:
Caros Colaboradores e Amigos!
Pela presente cumpre-nos informar a todos, que por despacho, da Sua Excelência. a Ministra da Educação e Desporto, a EICM passa a chamar-se Escola Industrial e Comercial do Mindelo Guilherme Dias Chantre, sob proposta apresentada por um grupo de antigos alunos da mesma.
Cordialmente,
O Director,
António Pedro de Andrade Delac Mendes
Email Pessoal: delacth.mendes@hotmail.com
delacthmendes@yahoo.com.br
delacthmendes@yahoo.com.br
Escola Industrial e Comercial do Mindelo Guilherme Dias Chantre
CP - 05 - Av. Professor Alberto Leite
S. Vicente, Cabo Verde
Conforme informação recebida do mesmo Director da Escola Técnica, o Despacho da Sua Excelência a Ministra da Educação atribuindo o nome de Prof. Guilherme Dias Chantre à Escola Industrial e Comercial do Mindelo já se encontra publicado no Boletim Oficial n° 56 II série de 26 -11-13 despacho 1147.
Quanto à data de descerramento da placa com o nome de Prof. Guilherme Dias Chantre, na Escola Técnica, informa também o atual Director da Escola Técnica do Mindelo que não há ainda uma data concertada mas que esta será comunicada. logo que possível
Feliz iniciativa ao Mestre que vem sendo homenageado pelos seus antigos alunos, tanto no Pais como no estrangeirio e, agora, pelo Governo.
ResponderEliminarDar, em vida, o seu nome a uma escola não é frequente nos dias que correm e isto regozija tanto uns (os ex-alunos e familiares) como os outros (amigos e admiradores
Parabéns dr. Chantre e longa Vida
Nada nais correcto mas talvez tardío...Estranho, até, que a "placa" tenha que esperar quando devia ser coêva da notícia...Mas, enfim...antes tarde do que nunca! As minhas homenagens ao mestre que faz o favor de ser meu amigo!
ResponderEliminarTenho o Prof. Guilherme Chantre em grande estima e consideração. Aliás, ele e a esposa dão-me o privilégio da sua amizade. Desde a minha saída de Cabo Verde, só em 1985 voltaria a rever o casal e foi em circunstâncias fora do normal. O casal é vizinho porta com porta de um coronel antigo comandante do Regimento de Infantaria 15, e a relação de amizade entre eles é estreita. Em 1985, quando se comemorou o aniversário do Regimento o casal foi convidado pelo Comandante e foi então que se proporcionou o nosso reencontro. Aliás, foi o Comandante que se adiantou: tenho aqui um major que é vosso conterrâneo. Foi para mim muito agradável e tempos depois voltaríamos a ter novos encontros, inclusive em almoços nas nossas casas. São, portanto, pessoas que muito estimo, e ainda por cima tenho um parentesco pelo lado Miranda com a Lourdes Chantre. O Prof. Chantre não chegou a ser meu professor no Gil Eanes, mas lembro-me de ele ter sido vigilante na prova escrita do meu exame de matemática do antigo 7º ano. Dir-se-á que não senhor porque nessa altura ele já estava na Escola Técnica. Mas suponho que, sendo dos poucos professores de Matemática disponíveis, terá sido convocado para essa missão especial.
ResponderEliminarAssocio-me com imenso regozijo a esta merecida distinção.