segunda-feira, 10 de março de 2014

[0769] Notícias do Tarrafal de Santiago - Tarrafal de Santiago participou na ITB - Feira Internacional de Berlim, entre 5 e 12 de Março

Notícia enviada pelo município do TST para o Praia de Bote.

Um dos grandes factos com que hoje nos confrontamos e que marca profundamente as sociedades humanas é aquilo que se convencionou denominar de “Globalização”. 

O mundo dos nossos dias caracteriza-se por uma substancial redução da importância das fronteiras físicas entre países e valoriza, por contrapartida, a interacção entre os povos, através de meios de comunicação e transporte cada vez mais rápidos e de acesso generalizado, para além das novas tecnologias de informação que colocam ao dispor de cada um, quantidades de informação avassaladoras, sobre as mais diferentes matérias, impensáveis até há poucos anos. 

Com o advento da internet e da modernização dos transportes, é cada vez mais fácil conhecer, vivenciar culturas e partilhar experiências, numa lógica cosmopolita, de tolerância e de preservação da diferença.

É neste sentido que a actividade de promoção turística e cultural, para além de instrumento de promoção do conhecimento e valorização humana é, em si mesma, uma actividade geradora de riqueza e de enorme importância económica que, particularmente em Cabo Verde, adquire estatuto de prioridade e de interesse nacional. Este país, do ponto de vista económico, possui recursos reduzidos onde se destacam, a agricultura e a pesca, sendo que o primeiro é frequentemente afetado por secas provocadas pela falta de chuvas regulares. 

No Concelho do Tarrafal a agricultura de regadio, num dos maiores perímetros irrigados de Santiago, o COLONATO, é notória a sua fraca capacidade produtiva dificultando, particularmente, o abastecimento de produtos para o sector do Turismo no Concelho, com evidentes prejuízos de carácter económico e social. 

O Tarrafal possui excelentes condições para o desenvolvimento do sector do turismo, potenciando actividades que vão desde o mero lazer, com o desfrute de óptimos dias de praia, ao longo de todo o ano, até à prática da pesca, do mergulho, do surf ou à descoberta da ilha onde se situa, em passeios a pé ou de bicicleta, o que fez com que este importante sector económico passasse a ser considerado um dos principais activos de desenvolvimento económico e social do concelho.

É neste contexto que a necessidade de melhorar o aproveitamento dos meios, das condições de produção e o abastecimento de bens alimentares de qualidade a toda a população e, em particular aos estabelecimentos hoteleiros e de restauração, se configura como uma exigência de dimensão estratégica e que deve ser objecto da maior atenção por parte dos poderes públicos.

Stand de Cabo Verde
 Dado o valor estratégico do setor do turismo para o Concelho, a Câmara Municipal, através do Vereador José Soares (Pelouro de Cooperação, Turismo e Promoção do Concelho) tem vindo a  intensificar a adopção de medidas que confiram maior visibilidade e promovam o potencial turístico do Tarrafal enquanto alternativa e destino para o turísmo Regional, Nacional e Internacional.

Pretende-se, em última análise, tornar o Tarrafal uma referência em matéria de destino turístico de qualidade, no contexto de Cabo Verde, embora com absoluta consciência dos desafios, das enormes limitações e das dificuldades com que nos debatemos a que acresce a  concorrência gerada por outros destinos no nosso pais. 

Nesta linha de ideias e com a esperança de que Tarrafal venha conhecer um grande “boom” no sector do Turismo, nos próximos anos, o autarca responsável pelo sector, realizou um conjunto de diligências que permitiram que o município do Tarrafal se promovesse junto do mercado alemão, participando, pela primeira vez, entre os dias 05 a 12 de Março, na ITB – Internacional Feira de Berlim, em parceria com a Direcção Geral do Turismo, Câmara de Turismo de Cabo Verde e Cabo Verde Investimento.

Recepção da embaixada de Cabo Verde na Alemanha
Em Berlim, José Soares, aproveitou a ocasião para desafiar  jovens, filhos de Emigrantes Cabo-Verdianos nascidos na Alemanha, Emigrantes e Empresários Cabo-verdianos como o Sr. Victor Fidalgo e o Sr. Jacinto Mendes Semedo, para além de Sua Exa., a Sra. Embaixadora de Cabo Verde, na Alemanha, Maria Cristina Pereira, quando da sua visita ao magnífico e emblemático Stand de Cabo Verde, para através dos seus contactos, procurarem constituir uma delegação de Jovens e Empresários Alemães, para visitarem o Tarrafal.

A visita desta delegação visa permitir que demos a conhecer “in loco”, as evidentes oportunidades de investimento em diversas áreas da actividade económica mas, em particular, no sector do Turismo, em todo este Município da região norte da Ilha de Santiago, onde podem ser encontrados  inúmeros recantos paradisíacos ainda  em estado natural.

O Tarrafal de Santiago, outrora denominado de “o pior sítio da pior Ilha de Cabo Verde”, em razão da presença de um antigo Campo de Concentração e de Trabalho edificado pelo regime colonial português, possui uma superfície de 112.4Km2 e uma população de cerca de 17.784 habitantes, quer agora transformar-se e ser conhecido “como o melhor sítio da maior Ilha de Cabo Verde”, assente em  Serviços de Qualidade e Excelência.

Recepção de Vitor Fidalgo
O Vereador José Soares, pôde ainda partilhar e reflectir, a este propósito, com algumas personalidades, a intenção do seu Município estabelecer uma relação de amizade e de cooperação, com uma cidade Alemã, mais concretamente da região de Baviera, onde também, foi instalada o Campo de Concentração de Dachau, durante o regime nazi de Adolfo Hitler.

De acordo com alguns dados históricos, o primeiro director do Ex-Campo de Concentração do Tarrafal estagiou nessa prisão alemã, antes de assumir a direcção do Campo, que a nível arquitectónico e do seu regulamento interno, tem algumas semelhanças com o Campo de Concentração de Dachau.

Recepção de Jacinto Mendes Semedo
De referir que a missão do Vereador continua em terras lusas, desta feita para se encontrar com alguns Emigrantes e Estudantes Tarrafalenses da região de Grande Lisboa e do Algarve, alguns municípios da Rede de Cooperação com o Tarrafal, nomeadamente com o Sr. Vereador de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Amadora, Dr. António Moreira e com o Presidente da Junta de Freguesia de Costa do Sol.

Para além destes contactos, deverá participar, em representação do Município, na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre entre 12 a 16 de Março, nas instalações da FIL – Feira Internacional de Lisboa,  no  Parque das Nações, com o objectivo de, também aí, promover o Concelho e atrair investimento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário