segunda-feira, 21 de abril de 2014

[0832] Notícias do Tarrafal de São Nicolau - Presidente da Câmara Municipal cumpre agenda em Portugal

Agenda do Presidente tem início em Sines, onde José Freitas de Brito passa a Páscoa com a comunidade cabo-verdiana e visita uma comunidade habitada por expressivo número de cabo-verdianos, originários de São Nicolau. Santarém, Constância, Ovar, Maia e Oleiros são outros pontos da agenda 

O Presidente José Freitas de Brito cumpre até o próximo dia 30, em Portugal, uma intensa agenda de contactos, na perspectiva de aprimorar relações de cooperação com algumas Autarquias e instituições, e lançar novas relações de colaboração. É nesta ordem de ideia que tem agendado deslocações a Santarém, Constância, Ovar, Maia e Oleiros em que vai analisar a cooperação entre estas Autarquias e o nosso Município.

A viagem ocorre depois das eleições municipais em Portugal, tendo-se registado alternância de equipas em algumas destas Câmaras que já têm relações de amizade e/ou cooperação com o Município do Tarrafal. “É fundamental conhecermos as pessoas e relançar as relações institucionais junto destas Câmaras”, observa o Presidente que parte confiante em como é possível abrir novas portas em terras lusas.

Um dos momentos mais importantes desta agenda acontece no Município de Sines, já no fim-de-semana de Páscoa, dias 18 e 19, uma região que acolhe expressiva comunidade de cabo-verdianos, originários do Tarrafal. “Vou poder conhecer as suas experiências de integração, o seu apoio no mercado de trabalho em Sines sobretudo na pesca e, naturalmente, irei convidar os nossos patrícios a virem fazer investimentos aqui na terra”, antecipa o Edil.

Ainda em Sines, José Freitas de Brito irá encontrar-se com a Associação Cabo-verdiana de Sines – que apoia a visita no terreno – devendo conhecer o trabalho desta ONG que ambiciona uma forte ação a nível social junto dos crioulos naquela região.

Na bagagem, a vontade de relançar a cooperação com municípios como Constância, Maia, Ovar e Santarém, daí aproveitar para se reunir com os Autarcas desses municípios. “Há a crise, mas não devemos ficar de braços cruzados a lamentar”, diz o Presidente que observa ser fundamental ir ao encontro dos parceiros e mobilizá-los para novas oportunidades de cooperação”.

Ainda em agenda, um encontro com um grupo de empresários em Ovar, promovido pelo município local, um encontro que se afigura ser uma ocasião para apresentar as potencialidades que o Tarrafal oferece para o investimento externo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.