domingo, 15 de junho de 2014

[0923] Encerrado o concurso n.º 19 do Praia de Bote - Perguntas e respostas

Pergunta simples. Qual a coisa "Lusíada" mais importante que estes quatro homens tão diferentes tiveram em comum?

Baltasar Lopes

Álvaro Cunhal

António Guterres

Durão Barroso
O Zito despachou mais um concurso do Pd'B e aumentou a sua folga perante os outros vencedores (agora, 7 vitórias). Depois de ter respondido que era a língua portuguesa (o Pd'B nunca iria por aí, pois tal como tínhamos dito de início isso era uma daquelas coisas tão óbvias que jamais a elegeríamos para pergunta por não ter piada para um concurso dificílimo e altamente conceituado a nível mundial como este...), avançou com o facto de todos eles terem frequentado o Liceu Camões (situado na Praça José Fontana, Lisboa e também daí a insistência na palavra Lusíada).

Pois bem, demos com esta coincidência ao chegarmos ao interessante trabalho de investigação de alguns alunos desta antiga e conceituada escola secundária lisboeta (ver AQUI). Depois de chegar ao site, clique no link Baltazar Lopes da Silva (sempre essa confusão do "z" com o "s" e do "s" com o "z"). Pena a digitalização dos documentos ser bastante deficiente e não permitir ver com facilidade o que neles está escrito. Mas um dado pelo menos está bem visível: é que tendo entrado para o Liceu Camões em 1922, ele fez o 6.º e o 7.º ano em apenas um ano...). Os visitantes do Pd'B poderão também ver quem foram as personalidades célebres que por ali passaram, umas com mais conteúdo que outras - o que é natural, nestas coisas de "top 10", estando o nosso professor em lugar destacado nesse aspecto, como sabemos.

11 comentários:

  1. Julgo que frequentaram o mesmo estabelecimento universitário

    ResponderEliminar
  2. Não, José, o Guterres frequentou engenharia no Técnico, os outros é que frequentaram direito em Lisboa, embora o Durão Barroso um curso algo manhoso por ter beneficiado de uma quetchada de passagens administrativas à conta do Marxismo durante o PREC.
    Mas o Djack fez batota, ai,ai. Tinha anunciado que era o nhô Baltas e o Cunhal e agora aparecem dois intrusos. Ora, se fossem apenas os dois que foram anunciados, a minha resposta é: ESCREVERAM AMBOS SEGUNDO AS REGRAS DA ANTIGA ORTOGRAFIA.

    ResponderEliminar
  3. Houve por aí quem andou nas imediações. Os primeiros dois (Baltas e Cunhal) e os dois segundos têm o mesmo ADN, embora os dois primeiros tenham muitoooooooo mais classe que os dois segundos. Um dos dois segundos até disse que tinha a paixão da educação, ahahahahaha deixa-me rir, a piada foi mesmo grande e boa! Mas houve outros terceiros tão bons como os dois primeiros. Fontana, Fontana...

    Braça com venda,
    Djack

    ResponderEliminar
  4. Eu até diria que no caso Baltas,a sua pertença "Lusíada" não tem nada a ver com a língua de Camões... Aliás, como a de todos dos outros... e dos outros que não citei mas citarei, tudo gente de primeira água a nível intelectual - casos de Baltas e Cunhal.

    ResponderEliminar
  5. Quem sabe a resposta é o José, o da Fonte (que nada tem a ver com Maria da Fonte, mas com o Fontana sim).

    ResponderEliminar
  6. FREQUENTARAM TODOS O LICEU CAMÕES...

    ResponderEliminar
  7. Eu jà me preparava a dizer a LINGUA mas não adivinho

    ResponderEliminar
  8. A PISTA "FONTANA" AJUDOU MUITO...
    Foi um prazer...
    Braças a todos!

    ResponderEliminar
  9. Por acaso não me lembrava de o Baltasar ter frequentado o liceu Camões.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.