Cena da revolta republicana de 5 de Outubro de 1910 |
Posto isto, resolvemos voltar às lides. E divulgamos um postal editado por Levy & Irmãos, da Praia, com uma bela mulher de Santiago (e muito bem vestida) na frente. No lado oposto, Luís Quintal escreve de Bissau para o filho Zé-Zé (ou Lé-Lé ?), residente em Lisboa, em data de grafia indecifrável.
Procurámos por José Afonso Palla Nóbrega Quintal e demos com ele como capitão insurrecto de Artilharia 1, fazendo um relatório sobre as suas movimentações durante o 5 de Outubro.
"Eu, José Affonso Palla, capitão de Artilharia n.º 1, tendo promovido o levantamento d'este regimento, para a proclamação da Republica, venho, perante V. Ex., como chefe do Exercito, expor as circumstancias em que desenvolvi a minha acção." (...)
Quem desejar ler o relatório integral, AQUI o tem. Eis então como um sujeito que tem um postal ilustrado de Cabo Verde o escreve e envia de Bissau para o filho, para Lisboa, revolucionário republicano que se calhar nunca pôs as botas em Cabo Verde, Será assim? Sabe-se lá... Ficará esta tarefa de bisbilhoteiro a cargo do Adriano, quando ele for vasculhar nos arquivos do Exército. Ahhh!, o nosso capitão casou com D. Arlete e teve uma filha, Fernanda, isso sei eu...
Dados muito interessantes, Djack.
ResponderEliminarSobre este capitão poderei dizer alguma coisinha mais depois de consultar uma antiquíssima lista de antiguidade de oficiais. Mas só quando regressar a Tomar, pois estou no Algarve.
Só se for mesmo por curiosidade e por via de outra pesquisa mais importante. De resto, o capitão pode nunca ter pisado solo cabo-verdiano. Tem piada é o pai ter-lhe escrito da Guiné num postal de Cabo Verde. Postal esse que revela uma lindíssima badia, vestida a rigor.
ResponderEliminarBraça investigativa,
Djack