O Praia de Bote já tinha falado em tempos do comandante Raul de Sousa Machado, acerca de obra sua: uma medalha com a efígie do general Ramalho Eanes, comemorativa de uma viagem deste a Cabo Verde, enquanto Presidente da República (ver AQUI). Nos dois posts anteriores, vimo-lo a ser entrevistado por Jorge Barbosa, em trabalho ilustrado com desenhos seus, inclusive um auto-retrato.
Hoje, mostramos aqui um filme da homenagem que a Marinha de Guerra lhe fez em 2011 (ver AQUI), por ocasião do 40.º aniversário da "Revista da Armada" em que longamente participou com desenho, pintura, caricatura e desenho humorístico.
Igualmente o Pd'B divulga uma valiosa fotografia repescada do blogue de Jorge Sousa Brito, ao qual agradecemos com a devida vénia. A foto encontrou o oficial da Armada num jantar em que se homenageava o deputado por Cabo Verde em Lisboa, Bento Levy. Eis a identificação das gradas figuras, também extraída do blogue de JSB: Jorge Barbosa, Guilherme Chantre ("Chantrim"), Bento Levy, Dr. José Duarte Fonseca, Dr. Santa-Rita Vieira, o comandante Sousa Machado (o jovem ao fundo, do lado direito), nhô Balta, Dr. Júlio Monteiro, Manuel Serra e nhô Roque. Ou seja, a nata da intelectualidade cabo-verdiana da época. E o capitão dos portos, o comandante Sousa Machado, entre eles, o que não admira, pela sua aura de artista "encartado", valor que utilizou com sucesso até ao final dos seus dias.
Tive muito prazer em rever estas ilustres figuras que conheci pessoalmente, especialmente o Dr. Bento Levy, o homem que me contratou para fazer a reportagem da visita do então P.R. Americo Thomaz para o Rádio Clube de Cabo Verde e para o Jornal O Arquipélago.
ResponderEliminarReferir que Manuel Serra também era Dr. - em direito...
Uma mão cheia de grandes homens
ResponderEliminarDesses ilustres so não conheci o Comandante a quem o Praia de Bote rende uma justissima homenagem.
ResponderEliminarPelos dias que correm temos de - mais que nunca - trazer tais figuras para que muitos compreendam que Cabo Verde teve o privilégio de receber muita gente boa que deu o que devia e démos o que pudémos.
Merci, merci beaucoup, bonhomme !
Eis mais um grande post! Fica-se a conhecer a dimensão do artista que foi Sousa Machado, e eu, em particular, reconheço, pela foto, que não foi ele o meu professor "nhô cpatain", conforme admiti no post anterior.
ResponderEliminarE fico também a conhecer o artista dos desenhos os mais variados que eu afinal já conhecia da revista da Armada. É que enquanto estive no activo não perdia a oportunidade de ler essa revista na biblioteca do meu Regimento, tal o gosto que tenho pelas coisas do mar.
Thanks, Djack!